Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15428
Título: Os benefícios da iniciação científica para o desenvolvimento dos alunos de graduação em engenharia segundo ex-membros.
Título(s) alternativo(s): The benefits of undergraduation research for the development of graduate students in engineering according to former members,
Autor(es): Silva, Paulo Henrique Liberato da
Figueiredo, Thiago Duarte
Alves, Caio Cesar Gonzaga
Oliveira, João Octávio Carvalho Sáez
Pereira, Carlos Alberto
Palavras-chave: Pesquisa acadêmica
Atividades extracurriculares
Academic research
Extracurricular activities
Data do documento: 2021
Referência: SILVA, P. H. L. da. et al. Os benefícios da iniciação científica para o desenvolvimento dos alunos de graduação em engenharia segundo ex-membros. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 12, p. 115567-115574, dez. 2021. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/41089>. Acesso em: 29 abr. 2022.
Resumo: A Iniciação Científica (IC) representa uma das mais importantes atividades para o estudante de graduação. Muitas vezes responsável pelo primeiro contato do aluno à pesquisa na área acadêmica, a IC é ferramenta notável no desenvolvimento do estudante de engenharia, dada a participação em pesquisas importantes para sua área de atuação, a necessidade de estudos aprofundados sobre o tema e a possibilidade de trabalho em conjunto com empresas e profissionais atuantes, exigindo empenho, maturidade e constante evolução. Com isso, o artigo visa analisar qual o ponto de vista de ex-alunos de IC em relação à importância da participação nas atividades de iniciação cientifica durante a graduação, tanto na evolução técnica quanto pessoal dos mesmos. Para isso, foi realizado um questionário aos ex-membros de IC do curso de engenharia de minas da Universidade Federal de Ouro Preto, arguindo-os sobre o quão importante foi a participação em projetos IC para suas conquistas pessoais e profissionais. As respostas obtidas permitiram constatar a tendência de entrada dos alunos aos projetos nos períodos iniciais do curso e após o fim do ciclo básico, com tempo médio de permanência de 2 anos, além de, segundo os ex-membros, proporcionar grande conhecimento técnico aos participantes, além de possibilitar o desenvolvimento de características como a organização, a boa relação com os companheiros e colegas de trabalho e a maturidade, conhecer um pouco mais o ambiente de pesquisa acadêmica e de atuação industrial e, assim, se preparar melhor e com maior potencial de sucesso.
Resumo em outra língua: Undergraduate research (UR) represents one of the most important activities for undergraduate students. Often responsible for the student's first contact with research in the academic area, UR is a remarkable tool in the development of the engineering student, promoting participation in important research for their area of expertise and the possibility of working together with consolidated companies and renowned professionals, requiring in-depth studies on the subject, in addition to commitment, maturity and constant evolution. Thus, this article aims to analyze the point of view of UR former members in relation to the importance of participation in undergraduate research activities during graduation in their technical and personal evolution. For this, a questionnaire was conducted to the UR former members of the mining engineering course of the Federal University of Ouro Preto, arguing them about how important was the participation in UR projects for their personal and professional achievements. The answers obtained allowed to verify the tendency of students to enter the projects in the initial periods of the course and after the end of the basic cycle, with an average length of stay of 2 years. In addition, according to the former members, the UR was responsible to provide great technical knowledge, besides enabling the development of characteristics such as organization, good relationship with co-workers, oratory and maturity, making students better prepared and, consequently, with greater potential for success.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15428
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-358
ISSN: 2525-8761
Licença: O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEMIN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BenefíciosIniciaçãoCientífica.pdf252,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.