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dc.contributor.authorCuri Filho, Wagner Ragi-
dc.contributor.authorOliveira, Paganini Barcellos de-
dc.contributor.authorRamos, Bruno Souza-
dc.contributor.authorCandido, Isabella Maria-
dc.contributor.authorSilva, Vinicius Fernandes-
dc.date.accessioned2022-09-19T20:37:03Z-
dc.date.available2022-09-19T20:37:03Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationCURI FILHO, W. R. et al. Avaliação do desenvolvimento de competências a partir da atuação na extensão universitária: uma experiência de estudantes das áreas de tecnologia. Revista de Ensino de Engenharia., v. 40, p. 266-278, 2021. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1883>. Acesso em: 29 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2236-0158-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15394-
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma metodologia para avaliação do desenvolvimento de competências em estudantes de cursos de áreas tecnológicas, a partir de experiências vinculadas a um conjunto de atividades pertencentes a dois projetos de extensão, executados em paralelo, em uma cidade do interior de Minas Gerais. Esse modelo foi utilizado para avaliar competências de um grupo de estudantes de cursos das áreas de tecnologia. As ações de extensão desenvolvidas pelos estudantes eram voltadas para organização de vídeos e oferecimento de cursos em formato remoto para docentes de uma escola pública. Foram exploradas duas dimensões para avaliação das competências, a percepção individual, por meio do processo de autoavaliação, e a coletiva, resultante de um procedimento de avaliação 360°. Como resultado, verificou-se que o modelo proposto estava apto a analisar o desenvolvimento dos estudantes a partir da avaliação de oito agrupamentos de competências. Das competências avaliadas, em apenas duas não houve um aumento percentual médio das competências nos estudantes. Foi constatado também que a percepção individual das habilidades aprimoradas pelos estudantes tende a ser uma avaliação mais crítica do que a ótica coletiva. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que as ações de extensão podem contribuir direta e positivamente para o desenvolvimento de competências necessárias para a formação de estudantes das áreas tecnológicas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.titleAvaliação do desenvolvimento de competências a partir da atuação na extensão universitária : uma experiência de estudantes das áreas de tecnologia.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of skills development from university extension actions : an experience of students in technological areas.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 05 maio 2022.pt_BR
dc.description.abstractenThis work proposes a methodology for assessing the skills development in students of technology courses based on experiences linked to a set of activities belonging to two extension projects, carried out in parallel, in a country town of Minas Gerais. This model was used to assess the skills of a group of students in the technology courses. The extension actions developed by the students consisted of producing videos and offering courses in remote format for teachers at a public school. Two dimensions were investigated for the assessment of skills, the individual perception, through the self-assessment process, and the collective opinion, from a 360-degree feedback procedure. As a result, it was found that the proposed model was able to analyze student performance, based on the assessment of eigth skill groups. Among the skills assessed, only two did not show an average percentage increase in students' skills. It was also found that the individual perception of the skills improved by the students tends to be a more critical assessment than the collective view. Based on the results obtained, it is possible to conclude that the extension actions can directly and positively contribute to the increase of skills in the learning process of students in technological areas.pt_BR
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