Avaliação do desenvolvimento de competências a partir da atuação na extensão universitária : uma experiência de estudantes das áreas de tecnologia.

Resumo
Este trabalho propõe uma metodologia para avaliação do desenvolvimento de competências em estudantes de cursos de áreas tecnológicas, a partir de experiências vinculadas a um conjunto de atividades pertencentes a dois projetos de extensão, executados em paralelo, em uma cidade do interior de Minas Gerais. Esse modelo foi utilizado para avaliar competências de um grupo de estudantes de cursos das áreas de tecnologia. As ações de extensão desenvolvidas pelos estudantes eram voltadas para organização de vídeos e oferecimento de cursos em formato remoto para docentes de uma escola pública. Foram exploradas duas dimensões para avaliação das competências, a percepção individual, por meio do processo de autoavaliação, e a coletiva, resultante de um procedimento de avaliação 360°. Como resultado, verificou-se que o modelo proposto estava apto a analisar o desenvolvimento dos estudantes a partir da avaliação de oito agrupamentos de competências. Das competências avaliadas, em apenas duas não houve um aumento percentual médio das competências nos estudantes. Foi constatado também que a percepção individual das habilidades aprimoradas pelos estudantes tende a ser uma avaliação mais crítica do que a ótica coletiva. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que as ações de extensão podem contribuir direta e positivamente para o desenvolvimento de competências necessárias para a formação de estudantes das áreas tecnológicas.
Descrição
Palavras-chave
Citação
CURI FILHO, W. R. et al. Avaliação do desenvolvimento de competências a partir da atuação na extensão universitária: uma experiência de estudantes das áreas de tecnologia. Revista de Ensino de Engenharia., v. 40, p. 266-278, 2021. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1883>. Acesso em: 29 abr. 2022.