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Título: Uma proposta de ensino “sobre-com” o som para os conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental : uma aprendizagem enquanto um corpo afetado.
Autor(es): Viana, Gabriel Menezes
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Gomes, Alessandro Damásio Trani
Palavras-chave: Ensino de ciências
Corpo afetado
Relação sujeito-mundo
Science education
Affecting bodies
Data do documento: 2021
Referência: VIANA, G. M.; SILVA, F. A. R. e; GOMES, A. D. T. Uma proposta de ensino “sobre-com” o som para os conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental: uma aprendizagem enquanto um corpo afetado. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, 2021. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2984>. Acesso em: 29 abr. 2022.
Resumo: Neste texto, apresentamos reflexões em prol da aprendizagem enquanto afetação dos corpos dos aprendizes para os conteúdos do som no ensino de Ciências. Para tanto, buscamos estabelecer relações com as propostas de Latour e de outros autores, que assumem os espaços sociais como sendo performados por redes sociomateriais em que atores humanos e não humanos se inter-relacionam simetricamente. Tal concepção compreende a aprendizagem enquanto um resultado da performance de atores e que um corpo que aprende é aquele que é afetado por essa rede sociomaterial. Por meio de uma pesquisa qualitativa em educação, desenvolvemos uma análise documental sobre o Currículo Referência do Estado de Minas Gerais (CREMG) entendendo-o como uma entidade que se propõe a estabilizar as redes de ensino no Estado. Em nossas análises, constatamos que, nas partes relacionadas aos conteúdos do som para as Ciências das séries finais do Ensino Fundamental, o documento oferece abordagens que pouco afetariam o corpo/ouvido desse aluno. Contudo, verificamos outras possibilidades de resgatar ontologias sobre “o som” e “o mundo” presentes no próprio CREMG quando analisamos as proposições nos campos das experiências para Educação Infantil, do corpo na Educação Física e da dimensão estésica da aprendizagem na Educação Artística.
Resumo em outra língua: In this text, we present arguments in favor of affecting learners' bodies for teaching content on sound in science education. For this, we rely on proposals of Latour and other authors who understand social spaces as sociomaterial networks in which human and non-human actors interact symmetrically. Such a conception understands learning as an outcome of actors’ performances; also, that a learning body is affected by this sociomaterial network. By means of a qualitative research in education, we developed a documentary analysis of the Curriculum Guidelines of Minas Gerais (CREMG), understanding it as an entity that intends to stabilize the education networks in the state. Through our analyses, we found that, for the final grades of Elementary School, the document offers approaches to the teaching of sound that would hardly affect students’ body/hearing. However, we also found other possibilities to redeem ontologies on “sound” and “the world” as we analyzed statements on the fields of experiences for Early Childhood Education, the body in Physical Education, and the aesthetic dimension of learning in Art Education.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15351
DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n4a03
ISSN: 2179-426X
Licença: O periódico Revista de Ensino de Ciências e Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/873>. Acesso em: 19 maio 2022.
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