Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15195
Título: A utilização do Geogebra como recurso didático para melhor compreensão de algumas propriedades geométricas : um estudo com docentes em Matemática no período de pandemia.
Autor(es): Reis, Graziele Gabriele Valadares
Orientador(es): Dias, Juliano Soares Amaral
Palavras-chave: Software geogebra
Geometria
Aperfeiçoamento de professores
Data do documento: 2022
Membros da banca: Dias, Juliano Soares Amaral
Catharino, Antonio Marcos da Silva
Torisu, Edmilson Minoru
Silva, Antônio Marcos Ferreira da
Referência: REIS, Graziele Gabriele Valadares. A utilização do Geogebra como recurso didático para melhor compreensão de algumas propriedades geométricas: um estudo com docentes em Matemática no período de pandemia. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Esse estudo tem por objetivo apresentar propostas de atividades para professores do ensino básico, estudando Retas Paralelas Cortadas por Transversais, Polígonos, apresentação e demonstração do Teorema de Pitot, Teorema de Pitolomeu, casos de Semelhança de Triângulos e o Teorema de Tales. As cinco primeiras atividades foram apresentadas a um grupo de professores de escolas públicas que lecionam matemática para a rede de Ensino Estadual de Educação de MG, na cidade de Nova Lima e também para a rede de Ensino Municipal da cidade de Belo Horizonte. Já as duas últimas foram apresentadas aos professores estudantes do curso de pós-graduação PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional do Campus UFOP. As atividades geram uma visão mais ampla e rigorosa da geometria, utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, evidenciando a importância de se utilizar as TDIC no ensino da Matemática.
Resumo em outra língua: The main purpose of this study is to present proposals for activities for elementary school teachers. We work with Parallel Lines Cut by Transverses lines, Similarity of Triangles, Polygons, demonstra- tion of Pitot’s Theorem, Pytholemy’s Theorem and Thales’s Theorem. The first five activities were presented to a group of teachers from public schools who teach mathematics for the State Education Network of Education of MG, in the city of Nova Lima and also for the Municipal Education network of the city of Belo Horizonte. As recent professors, they were professors of the PROFMAT postgraduate course – Professional in Mathematics at the UFOP Campus National Network. As the activities produce a broader and more rigorous view of geometry, using the GeoGebra dynamic geometry software, highlighting the importance of using it as a TDIC in the teaching of Mathematics.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15195
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/08/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_UtilizaçãoGeogebraRecurso.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons