Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15175
Title: "Cultura de História" no Brasil Oitocentista : espaços de autonomia e produção de distância histórica nos compêndios e manuais de história do Brasil (1828-1861).
Authors: Cunha, Daniel Joni Mendes Nunes da
metadata.dc.contributor.advisor: Rangel, Marcelo de Mello
Keywords: Colégio Pedro II
Brasil - política e governo
Brasil - história
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Rangel, Marcelo de Mello
Araújo, Valdei Lopes de
Abreu, Marcelo Santos de
Bentivoglio, Julio Cesar
Citation: CUNHA, Daniel Joni Mendes Nunes da. "Cultura de História" no Brasil Oitocentista: espaços de autonomia e produção de distância histórica nos compêndios e manuais de história do Brasil (1828-1861). 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Abstract: Este trabalho pretende investigar os manuais didáticos adotados no Colégio Pedro II, a saber: o “Resumo da História do Brasil até 1828” de Henrique Luís de Niemeyer Bellegarde, o “Compêndio da História do Brasil” de José Ignácio de Abreu e Lima e as “Lições de História do Brasil” de Joaquim Manuel de Macedo, visando contribuir para os debates acerca das possibilidades da escrita da história, sobretudo àquela do ensino de história no Brasil Imperial. Além disso, há a preocupação com a constituição e a sedimentação de conteúdos e compreensões mobilizados no interior destes manuais didáticos, com o intuito de tematizar e restituir a complexidade dos debates envolvendo a aproximação ou alargamento no que tange a herança portuguesa, ou modulações da “distância histórica”, entre 1831 e 1863.
metadata.dc.description.abstracten: This work pretends to investigate the didactics manuals adopted in Pedro II school, which are: “Resumo da História do Brasil até 1828” by Henrique Luís de Niemeyer Bellegarde, “Compêndio da História do Brasil” by José Ignácio de Abreu e Lima and the “Lições de História do Brasil” by Joaquim Manuel de Macedo, in an attempt to contribute within the debates around the possibilities of historiography, especially in the case of Brazilian’s Imperial period. Besides that, I’m also concerned with the constitution and the sedimentation of the contents and the comprehensions mobilized in this didactics manuals, with the purpose of thematize and restitute the complexity of the debates involving the stretchment or the proximity concerns Portuguese heritage, or “historical distance” modulations, between 1831 and 1863.
Description: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15175
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/06/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_CulturaHistóriaBrasil.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons