Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15124
Título: “Liguei o rádio pra conferir se era verdade” : a credibilidade do radiojornalismo local em tempos de fake news.
Autor(es): Medeiros, Rafael
Martins, Nair Prata Moreira
Palavras-chave: Rádio local
Credibilidade jornalística
Ouro Preto
Pesquisa de recepção
Data do documento: 2021
Referência: MEDEIROS, R.; MARTINS, N. P. M. “Liguei o rádio pra conferir se era verdade”: a credibilidade do radiojornalismo local em tempos de fake news. Intexto, Porto Alegre, n. 52, 2021. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/98044>. Acesso em: 24 maio 2022.
Resumo: As emissoras locais de rádio têm suas programações jornalísticas ancoradas em informações relevantes para o cotidiano da comunidade, contribuindo para a proximidade simbólica com o ouvinte. A credibilidade de um meio de comunicação depende de convenções pré-estabelecidas com sua audiência em contratos de leitura consensuais. Dessa forma, a proposta do artigo é evidenciar os lugares de credibilidade do radiojornalismo local em tempos de diminuição da confiança na imprensa e da difusão de fake news. A pesquisa de recepção, que originou este recorte, tem base multimetodológica e combina aplicação de questionários e realização de entrevistas de história oral e semiestruturadas para analisar os discursos de ouvintes da Rádio Itatiaia Ouro Preto sobre suas experiências de escuta, relação com a cidade de Ouro Preto (MG) e percepções sobre o processo de migração da rádio para FM. Utilizando Análise Textual Discursiva, as entrevistas são exploradas aqui à luz da noção de credibilidade do rádio local. Os resultados apontam que o radiojornalismo local segue como a principal e mais confiável fonte de informação para populações de pequenas cidades.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15124
DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.98044
ISSN: 1807-8583
Licença: Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LigueiRádioConferir.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.