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Título: Bicampeão da fé : um estudo das estratégias de comunicação usadas pelo Sport Club Corinthians paulista na campanha fé alvinegra.
Título(s) alternativo(s): Double champion of faith : a study of communication strategies developed by Sport Club Corinthians paulista in the campaign fé alvinegra.
Autor(es): Azevedo, Núbia Maria Silva de
Martins, Nair Prata Moreira
Palavras-chave: Marketing esportivo
Sports marketing
Data do documento: 2019
Referência: AZEVEDO, N. M. S. de; MARTINS, N. P. M. Bicampeão da fé: um estudo das estratégias de comunicação usadas pelo Sport Club Corinthians paulista na campanha fé alvinegra. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE), São Paulo, v. 4, n. 1, 81-97, jan./jun. 2019. Disponível em: <http://revistagestaodoesporte.com.br/mod/page/view.php?id=125>. Acesso em: 24 maio 2022.
Resumo: Com o futebol transformado em negócio, os clubes precisam, cada vez mais, de receitas que fujam das tradicionais, como bilheteria e comercialização do passe de jogadores. Ademais, como são organizações que lidam com incertezas, alterando momentos positivos e negativos em curtos espaços de tempo, sujeitas a bom desempenho da equipe, tornou-se imprescindível a estas instituições, oferecerem condições para que suas marcas ofereçam aos torcedores uma experiência especial, evitando assim, a dependência das tradicionais fontes de renda e buscando manter o seu torcedor engajado mesmo nos momentos difíceis. Em paralelo, assiste-se ao surgimento de um torcedor consumidor que, mais do que pertencer à torcida, busca vivenciar o clube do coração de todas as formas possíveis. Assim, a demanda pelo Marketing Esportivo cresce a cada ano, tendo o futebol como protagonista. Tal atividade procura enxergar o consumidor como algo além do que o objetivo a ser buscado, oferecendo a ele uma oportunidade de participar ativamente, por meio de campanhas interativas de marketing, que atingem a esse consumidor de uma maneira rápida e efetiva, gerando resultados promissores. O presente artigo visa então, analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista na campanha Fé Alvinegra, realizada pelo clube e sua patrocinadora, Nike, em 2017. O clube paulista se tornou referência, conquistando prêmios com grandes campanhas de marketing, como a República Popular do Corinthians, em que o corinthiano podia tirar os documentos da república, como carteira de identidade e passaporte, além de ocupar cargos como o de Governador e Congressista. Campanhas deste tipo aproximam o torcedor, fazendo com que este se sinta parte importante da história da equipe. Metodologicamente o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, que consiste no levantamento teórico acerca dos assuntos abordados, e na análise de conteúdo, utilizada a fim de examinar as estratégias usadas pelo Corinthians na referida campanha. Desta forma, este estudo está estruturado em quatro tópicos, que abordam a transformação do futebol em negócio; as definições de marketing esportivo, marketing digital e comunicação integrada de marketing; um breve histórico do clube alvinegro, e a análise da campanha Fé Alvinegra. Conclui-se que, ao reforçar a identidade do corinthiano, retomando o simbólico momento da conquista de 1977 e exaltando o amor e a fidelidade do torcedor ao clube, além de tratar este sentimento como religião, com base na fé e na crença de que no fim tudo dará certo, a campanha desperta os sentimentos de emoção e pertencimento a algo único, o que estimula o consumo dos produtos.
Resumo em outra língua: With football turned into business, clubs are increasingly in need of revenue that runs away from the traditional, like box office and marketing of players' passes. In addition, because they are organizations that deal with uncertainties, changing positive and negative moments in short periods of time, subject to good team performance, it has become essential for these institutions to offer the conditions for their brands to offer fans a special experience, avoiding thus reliance on traditional sources of income and seeking to keep its supporter engaged even in difficult times. At the same time, there is the appearance of a consumer supporter who, more than being part of the crowd, seeks to experience the club of the heart in every possible way. Thus, the demand for sports marketing grows every year, with football as the protagonist. Such activity seeks to see the consumer as something beyond the goal to be sought, offering him an opportunity to actively participate through interactive marketing campaigns that reach consumers in a fast and effective way, generating promising results. This article aims to analyze the communication strategies used by Sport Club Corinthians Paulista in the campaign Fé Alvinegra, made by the club and its sponsor, Nike, in 2017. The alvinegro club became a benchmark, winning prizes with great marketing campaigns, such as República Popular do Corinthians, where the Corinthian could take the documents of the republic, as an identity card and passport, besides occupying positions such as Governor and Congressman. Campaigns of this type bring the supporter closer, making him feel an important part of the team's history. Methodologically the study is based on the bibliographical research, which will consist of a theoretical survey about the subjects addressed, and the content analysis, used to examine the strategies used by Corinthians in said campaign. In this way, this work is structured in four topics, which deal with the transformation of football into business, definitions of sports marketing, digital marketing and integrated marketing communication; a brief history of the Alvinegro club, and the analysis of the Fé Alvinegra campaign. It is concluded that, by reinforcing the identity of the Corinthian, resuming the symbolic moment of the 1977 conquest and extolling the love and loyalty of the supporter to the club, as well as treating this feeling as a religion, based on faith and belief that in the after all, everything will work out, the campaign awakens feelings of emotion and belonging to something unique, which stimulates the consumption of products.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15119
Link para o artigo: http://revistagestaodoesporte.com.br/mod/page/view.php?id=125
ISSN: 2448-3052
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