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Título: O corpo sem órgãos como resistência visceral : atravessamentos a partir da revolução corporal de Antonin Artaud.
Autor(es): Silveira, Marina de Nóbile da
Orientador(es): Dias, Luciana da Costa
Palavras-chave: Antonin Artaud
Michel Foucault
Biopolítica
Teatro
Data do documento: 2022
Membros da banca: Dias, Luciana da Costa
Curi, Alice Stefânia
Peretta, Éden Silva
Referência: SILVEIRA, Marina de Nóbile da. O Corpo sem Órgãos como resistência visceral: atravessamentos a partir da revolução corporal de Antonin Artaud. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Antonin Artaud (1896-1948) foi uma figura marcante entre os reformadores do teatro do século XX, atuando em diversas frentes como ator, escritor, dramaturgo, roteirista, diretor e pesquisador. A questão da liberdade perpassou todo seu trabalho, desde a criação do Teatro da Crueldade até a formulação do Corpo sem Órgãos, na fase final de sua vida. Assim, a presente investigação teve por objetivo investigar possibilidades de resistência artístico-política para a contemporaneidade, inspiradas na revolução corporal empreendida pelo artista. O referencial teórico se utilizou de diálogos que partiram das reflexões de Artaud sobre o organismo e seu atravessamento pelas denúncias / anúncios feitos pelos conceitos de biopolítica de Michel Foucault e necropolítica de Achille Mbembe. Como conclusão, aponta-se para o conceito de resistência visceral, encontrado como linha de fuga na obra de Mbembe, destacando assim a possibilidade de integração entre o corpo sem órgãos e as lutas das visceralidade.
Resumo em outra língua: Antonin Artaud (1896-1948) was a remarkable figure among the reformers of the 20th century theatre, working on several fronts, such as actor, writer, playwright, screenwriter, director and researcher. The issue of freedom permeated all his work, from the creation of the Theatre of Cruelty to the formulation of a Body without Organs, in the final phase of his life. Thus, the present investigation aimed to investigate possibilities of artistic-political resistance for contemporaneity, inspired by the body revolution undertaken by the artist. The theoretical framework was based on dialogues with Artaud's reflections on the organism and with its crossings by denunciations / announcements made by the concepts of Michel Foucault's biopolitics and Achille Mbembe's necropolitics. In conclusion, it reaches out the concept of visceral resistance, found as a line of flight in Mbembe's work, thus highlighting the possibility of integration between the body without organs and the struggles of viscerality.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15100
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