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dc.contributor.authorPrado, Jan Alyne-
dc.contributor.authorRodriguesb, Hila Bernardete-
dc.date.accessioned2022-08-04T21:31:50Z-
dc.date.available2022-08-04T21:31:50Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationPRADO, J. P.; RODRIGUES, H. B. What do text-based newsgames have to do with journalism?: an account from GeM Model perspective. Texto Digital, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 268-285, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/77835>. Acesso em: 24 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1807-9288-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15093-
dc.description.abstractThe article aims to discuss text-based newsgames as a multimodal artifact, having in mind the goal to systematize their expressive processing and rhetorical strategies as possible tropes for journalistic processes and practices. For that, we have adapted some of the main layers/elements of the GeM Model (Genre and Multimodality), proposed by Bateman (2008, 2014), to analyze a Brazilian text-based newsgame called “A Teia”, having in mind its material regularities and semiotic modes. The game portrays the reality of a woman who has to decide what to do upon situations of continuous domestic violence and abuse carried out by her partner. In the design of trajectory of “A Teia”, the player follows a rhetorical cluster made of a non-linear sequence, according to an event/circumstance upon which the player has to decide, and so on. Another goal of the paper is to contribute for the assessment on how procedural rhetoric of digital text-based newsgames touches crucial aspect of journalistic practices, functions and values.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectRhetorical strategiespt_BR
dc.subjectModelo GeMpt_BR
dc.subjectEstratégias retóricaspt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.titleWhat do text-based newsgames have to do with journalism? : an account from GeM Model perspective.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenO artigo tem como objetivo discutir os newsgames baseados em texto como um artefato multimodal, tendo em vista o objetivo de sistematizar suas estratégias expressivas de processamento e retórica como possíveis tropos para processos e práticas jornalísticas. Para isso, adaptamos algumas das principais camadas/elementos do Modelo GeM (Gênero e Multimodalidade), proposto por Bateman (2008, 2014), para analisar um newsgame baseado em texto brasileiro intitulado “A Teia”, tendo em vista suas regularidades materiais e modos semióticos. O jogo retrata a realidade de uma mulher que precisa decidir o que fazer diante de situações de violência e abuso domésticos contínuos praticados por seu parceiro. No desenho da trajetória de “A Teia”, o jogador segue clusters retóricos construídos a partir de uma sequência não linear, de acordo com um evento ou circunstância sobre a qual o jogador deve decidir, e assim por diante. Outro objetivo do artigo é contribuir para a avaliação de como a retórica procedimental dos newsgames digitais baseados em texto toca o aspecto crucial das práticas, funções e valores jornalísticos.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e77835pt_BR
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