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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFigueiredo, Adriana Maria dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Naiara Alvares de-
dc.date.accessioned2022-08-04T20:00:46Z-
dc.date.available2022-08-04T20:00:46Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Naiara Alvares de. A contribuição da Estratégia Saúde da Família na formação em saúde: uma análise dos processos formativos, do exercício da preceptoria e educação interprofissional na Unidade Básica de Cabanas, Mariana, Minas Gerais. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15081-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Família. Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva, Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA formação em saúde é contemplada pela interlocução entre ensino, serviço, gestão e controle social. A Estratégia Saúde da Família representa o serviço prestado na Atenção Primária à Saúde, com atuação nos processos educativos junto aos usuários e estudantes em diversos níveis de formação. Essa contribuição se mostra na Unidade Básica de Saúde de Cabanas no município de Mariana, Minas Gerais, nos diversos projetos desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, assim como no exercício da preceptoria no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde nas suas várias edições. Os processos formativos estão sofrendo mudanças com as novas demandas dos estudantes, que trazem processos reflexivos bem mais estruturados. Há uma necessidade crescente de aprofundamento teórico que proporcione uma formação voltada para as necessidades do Sistema Único de Saúde do Brasil. Os objetivos principais deste trabalho foram: analisar o significado atribuído ao exercício da preceptoria e formação em saúde pelos profissionais da UBS Cabanas e conhecer o perfil da Educação em Saúde da UBS Cabanas e analisar a interlocução entre os eixos da formação em saúde no território.O método escolhido foi uma pesquisa qualitativa descritiva que foi desenvolvida através da triangulação envolvendo aplicação de questionário e entrevistas com os profissionais da unidade que participam dos processos formativos no território, observação da formação no cenário de aprendizagem de Cabanas e análise documental dos produtos e dos contratos pactuados na formação em saúde.Uma equipe de saúde que preza pela atenção centrada no estudante pode garantir melhorias significativas nos processos de trabalho. Todas as contribuições dos estudantes, seja do PET- Saúde, assim como atuação com os estudantes da graduação, foram muito válidas para o serviço, uma vez que o olhar do outro consegue captar nuances que a própria equipe de trabalho não consegue atentar para alguns nós críticos na rotina da Saúde da Família. Um projeto de um curso de formação para preceptores foi um dos principais produtos desse processo de trabalho, pois uma equipe fortalecida consegue trabalhar de forma colaborativa, criando uma identidade interprofissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectEstratégia saúde da famíliapt_BR
dc.titleA contribuição da Estratégia Saúde da Família na formação em saúde : uma análise dos processos formativos, do exercício da preceptoria e educação interprofissional na Unidade Básica de Cabanas, Mariana, Minas Gerais.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFigueiredo, Adriana Maria dept_BR
dc.contributor.refereeKoifman, Lilianpt_BR
dc.contributor.refereeAzevedo, Diana Paola Gutierrez Diaz dept_BR
dc.description.abstractenThe health training is contemplated by the interlocution of teaching, assistance, management and community. The Health Family Strategy represents the assistance of Primary Health Care through the education of the community and students in many levels of training. This contribution is shown at the Basic Health Unit of Cabanas, city of Mariana, Minas Gerais through many projects developed in partnership with the Federal University of Ouro Preto, so like this the preceptorship in the Education for the Work to the Health Program in many editions. The health training is changing because the students have new demands that bring new reflections to the health process. There is an increasing necessity for theoretical deepening that provides health training based on the necessities of the Single System of Health. The main objectives of this work were: to analyze the meaning attributed to the exercise of preceptorship and training in health by professionals at UBS Cabanas and to know the profile of Health Education at UBS Cabanas and to analyze the dialogue between the axes of health training in the territory.The method chosen was a descriptive qualitative research that was developed through triangulation involving the application of a questionnaire and interviews with the professionals of the unit who participate in the training processes in the territory, observation of training in the learning scenario of Cabanas and documentary analysis of products and contracts agreed in health training.The health team that focuses on the student-centered atte can guarantee significant improvements in work processes. All the students' contributions, in the PET- Saúde and graduation were very valid from the service since the students' gaze is able to capture nuances that the health team cannot see in the routine of ESF. A project of formation in preceptorship was built as one of the main products of this work process because a strengthened team can work in a collaborative way, creating an interprofessional identity.pt_BR
Aparece nas coleções:PROFSAÚDE - Mestrado (Dissertações)

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