Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15050
Título: Querido cientista : a dialogia nas cartas de Einstein às crianças.
Autor(es): Cunha, Joyce Loraine Lopes
Orientador(es): Almeida, Sheila Alves de
Palavras-chave: Cartas
Albert Einstein
Crianças
Data do documento: 2022
Membros da banca: Almeida, Sheila Alves de
Corrêa, Hércules Tolêdo
Silva, Jane Quintiliano Guimarães
Aguiar Júnior, Orlando Gomes de
Referência: CUNHA, Joyce Loraine Lopes. Querido cientista: a dialogia nas cartas de Einstein às crianças. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: O nome de Albert Einstein é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos e divulgados no campo científico. Para além da teoria da relatividade e contribuições no campo teórico amplamente conhecidas, o físico também obteve reconhecimento por seu posicionamento sociopolítico. Einstein trocou cartas com crianças de todo o mundo, respondendo a questionamentos diversos, que iam desde curiosidades sobre sua vida, a demonstrações de admiração e dúvidas sobre fenômenos físicos. Este contato com os pequenos pode ser percebido como uma importante contribuição da ciência para a comunidade não acadêmica, visto que um dos cientistas mais renomados da história dedicou tempo para se comunicar com pessoas no início do processo de descobrimento da vida como um todo utilizando-se de um recurso de ampla circulação na época: as cartas. Boa parte destes documentos pode ser consultada no livro “Querido profesor Einstein: correspondencia entre Albert Einstein y los niños” e na edição de junho de 2005 da Revista Ciência Hoje das Crianças. Estes materiais são precisamente o corpus desta pesquisa. Partindo do corpus mencionado, a metodologia adotada é a Pesquisa Documental, na qual foram selecionadas para a análise 12 cartas em que Einstein respondeu aos pequenos. Assim, o objetivo central da pesquisa consiste em analisar a dialogia no discurso de Einstein dirigido às crianças, adotando a perspectiva dialógica bakhtiniana. Nas análises foi possível observar aspectos da dialogia de Einstein em cada carta escrita pelo físico, e de acordo com o contexto e com a temática das missivas. Além do mais, a maneira como ele estruturou o seu diálogo com os pequenos pode ser considerada um exemplo da afeição que tinha pela infância, do seu posicionamento sobre assuntos diversos, da responsabilidade social do cientista e de possibilidades de divulgação cientifica para crianças.
Resumo em outra língua: The name Albert Einstein is, without a doubt, one of the best known and publicized in the scientific field. In addition to the theory of relativity and contributions in the theoretical field, widely known, the physicist was recognized for his sociopolitical positioning. Einstein also exchanged letters with children from all over the world, answering various questions, ranging from curiosities about his life, expressions of admiration and doubts about physical phenomena. This contact with the little ones can be seen as an important contribution of science to the non-academic community, since one of the most renowned scientists in history, took time to communicate with people at the beginning of the process of discovering life as a whole, using letters, a widely circulated resource at the time. A good part of these documents can be consulted in the book “Querido profesor Einstein: Correnpondencia entre Albert Einstein y los niños” and in June 2005 edition from Revista Ciência Hoje das Crianças, and these materials are precisely the corpus of this research. Based on the aforementioned corpus, the methodology adopted is the Documentary Research, in which 12 letters that Einstein replied to the little ones were selected for analysis. To this end, the main objective of the research is: To analyze the dialog in Einstein's speech to children, adopting the Bakhtinian dialogic perspective. Thus, in the analysis, aspects of Einstein's dialog are observed in each letter written by the physicist, according to the context and theme of the letters. Furthermore, the way the physicist structures his dialogue with the little ones is an example of the affection he had for childhood, his position on different subjects, the scientist's social responsibility and possibilities of scientific dissemination to children.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15050
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_QueridoCientistaDialogia.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons