Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15022
Título: | O impossível como gesto de resistência : uso dos corpos, tessitura do sensível e a dança-teatro de Pina Bausch. |
Título(s) alternativo(s): | The impossible as a gesture of resistance : use of bodies, tessitura of the sensitive and the dance-theater of Pina Bausch. |
Autor(es): | Coração, Cláudio Rodrigues Rios, Saulo Pedrosa da Fonseca |
Palavras-chave: | Mídia Media |
Data do documento: | 2022 |
Referência: | CORAÇÃO, C. R.; RIOS, S. P. da F. O impossível como gesto de resistência: uso dos corpos, tessitura do sensível e a dança-teatro de Pina Bausch. ECCOM, v. 13, n. 25, jan./jun. 2022. Disponível em: <http://fatea.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1799>. Acesso em: 24 maio 2022. |
Resumo: | Partindo da constatação de que os corpos contemporâneos são cada vez mais regulados pelo binômio mídia-mercado, este artigo apresenta possibilidades de desconstrução desses corpos, a partir da obra da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch. Para isso, realiza revisão teórica com o objetivo de evidenciar usos contingentes dos corpos, que não aqueles mediados por imagens midiáticas e pelo capital neoliberal, buscando reaver suas qualidades sensíveis e ético-políticas, à luz do conceito de inoperosidade (AGAMBEM, 2017), em diálogo com os gestos emocionais que emergem da dança- teatro de Pina. Ao fim, promove a análise de três espetáculos assinados pela artista, procurando identificar as intermitências do corpo suscitadas por sua dramaturgia. |
Resumo em outra língua: | Based on the observation that contemporary bodies are increasingly regulated by the media-market binomial, this article presents possibilities for deconstructing these bodies, based on the work of the German dancer and choreographer Pina Bausch. To this end, it carries out a theoretical review in order to highlight contingent uses of bodies, other than those mediated by media images and neoliberal capital, seeking to recover their sensitive and ethical-political qualities, in the light of the concept of inoperability (AGAMBEM, 2017), in dialogue with the emotional gestures that emerge from Pina's dance-theater. At the end, it promotes the analysis of three spectacles, seeking to identify the intermittences of the body raised by the dramaturgy of the artist. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15022 |
ISSN: | 2177-5087 |
Licença: | O periódico ECCOM permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2794>. Acesso em: 27 maio 2022. |
Aparece nas coleções: | DEJOR - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ImpossívelGestoResistência.pdf | 713,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.