Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15020
Título: A correria como forma de resistência negra em videoclipes do rap brasileiro.
Título(s) alternativo(s): The rush as a form of black resistance in Brazilian rap music videos.
Autor(es): Santos, Solange Stéfane
Coração, Cláudio Rodrigues
Palavras-chave: Genocídio negro
Black genocide
Data do documento: 2021
Referência: SANTOS, S. S.; CORAÇÃO, C. R. A correria como forma de resistência negra em videoclipes do rap brasileiro. Periferia, v. 13, n. 1, p. 363-386, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/53499>. Acesso em: 24 maio 2022.
Resumo: O presente artigo analisa a produção dos videoclipes “Crime Bárbaro”, de Rincon Sapiência, “Corra”, de Djonga e o curta “Bluesman”, de Baco Exu do Blues, almejando compreender como tais artistas aliam os conceitos de identidade e resistência ao ato de fuga, caracterizado nos clipes pela corrida contínua empreendida pelos personagens principais. Busca-se também investigar como suas narrativas ajudam o espectador a compreender a correlação entre o racismo estrutural e o genocídio de jovens negros no Brasil. Por fim, intui-se estabelecer se o ato de correr empreendido nas narrativas ficcionais do videoclipe pode ser caracterizado através de uma perspectiva estética em torno de fronteiras e frestas culturais.
Resumo em outra língua: This article analyzes the production of the video clips “Crime Bárbaro”, by Rincon Sapiência, “Corra”, by Djonga and the short film “Bluesman”, by Baco Exu do Blues, aiming to understand how such artists combine the concepts of identity and resistance to the act of escaping, characterized in the clips by a continuous race undertaken by the main characters. It also seeks to investigate how their narratives help the viewer to understand the correlation between structural racism and the genocide of young blacks in Brazil. Finally, we intend to establish whether the act of running undertaken in the fictional narratives of the video clip can be characterized through an aesthetic perspective around cultural cracks and boundaries.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15020
DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.53499
ISSN: 1984-9540
Licença: O periódico Periferia permite o depósito das versões pre print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/936>. Acesso em: 27 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CorreriaFormaResistência.pdf469,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.