Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15014
Título: Da beleza ao horror, da ditadura à resistência : a ressignificação de paisagens em Postcards from Brazil.
Título(s) alternativo(s): From beauty to horror, from dictatorship to resistance : the resignification of landscapes in Postcards from Brazil.
Autor(es): Santos, Ana Carolina Lima
Vilela, Isabela de Souza
Palavras-chave: Fotografia
Memória
Photography
Memory
Data do documento: 2022
Referência: SANTOS, A. C. L.; VIELA, I. de S. Da beleza ao horror, da ditadura à resistência: a ressignificação de paisagens em postcards from Brazil. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 421-447, maio 2022. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21011>. Acesso em: 24 maio 2022.
Resumo: Este artigo investiga a obra Postcards from Brazil, realizada em 2016 por Gilvan Barreto, na qual fotografias de paisagens difundidas durante a ditadura civil-militar brasileira são transformadas em cartões-postais que, retalhados, passam a referenciar assassinatos ocorridos nos locais retratados. Busca-se, aqui, apreender de que forma a ressignificação dessas imagens visa o passado autoritário sob a ótica da reconstrução da verdade e da memória sobre a violência ditatorial. O artigo reflete sobre a noção de paisagem, inclusive no que diz respeito à sua constituição histórica. Em seguida, analisa como o artista a subverte em seus predicados imaginados na medida em que inscreve os crimes no espaço, dando visibilidade aos horrores da ditadura, em um mecanismo de resistência voltado para as vítimas, então eternizadas nos vazios impostos à paisagem.
Resumo em outra língua: The present article explores Postcards from Brazil, artwork made in 2016 by Gilvan Barreto, in which some photographs of landscapes advertised during the Brazilian civil-military dictatorship are transformed into postcards that, retailed, intends to refer to murders that happened at these portrayed places. This investigation aims to apprehend how the resignification of these images looks back into the authoritarian past to reconstruct truth and memory about dictatorial violence. For this, the paper reflects on the notion of landscape, including on its historical constitution. Then, it analyzes how the artist subverts some imagined predicates of Brazilian landscape by inscribing crimes in its space, making visible and recalling the horrors of the dictatorship, in an act of resistance that makes to honor the memory of its victims, perpetuated on the landscapes as absences.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15014
DOI: https://doi.org/10.5965/2175234614332022421
ISSN: 2175-2346
Licença: O periódico Palíndromo permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2060>. Acesso em: 27 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BelezaHorrorDitadura.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.