Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15013
Título: | A prática laboratorial integrada : apontamentos sobre a virada editorial e pedagógica da Curinga. |
Título(s) alternativo(s): | Integrated laboratory practice : notes on Curinga's editorial and pedagogical turning point. |
Autor(es): | Santos, Ana Carolina Lima Barbosa, Karina Gomes Tavares, Michele da Silva |
Palavras-chave: | Experiência pedagógica Laboratório integrado Revista Dossiê Grande reportagem |
Data do documento: | 2021 |
Referência: | SANTOS, A. C. L.; BARBOSA, K. G.; TAVARES, M. da SILVA. A prática laboratorial integrada: apontamentos sobre a virada editorial e pedagógica da Curinga. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v. 11, n. 28, p. 118-132, jun. 2021. Disponível em: <http://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/424>. Acesso em: 24 maio 2022. |
Resumo: | Este artigo aborda a experiên- cia das autoras com a Curinga, revista-laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, a partir da implantação da disciplina “Laboratório Integrado II: Grande Reportagem” na nova matriz curricular, desenvolvida com base nas Diretrizes Curri- culares Nacionais (DCNs) de 2013, e da virada editorial aí envolvida. O texto é estrutu- rado em quatro eixos: a pro- posta da Curinga em sua fase inaugural; a mudança editorial e pedagógica que caracteriza um dossiê, com produções de grandes reportagens para o impresso e digital; a reade- quação dos produtos e pro- cessos ao novo perfil editorial; e a rotina e infraestrutura pro- dutivas nos limites laboratori- ais. |
Resumo em outra língua: | This article presents a re- flection on the authors’ experience in Curinga, a laboratory magazine pro- duced by Journalism stu- dents from Universidade Federal de Ouro Preto. The paper focuses on the implementation of the discipline “Integrated La- boratory II: In-depth Re- porting”, carried out after the curricular guidelines launched in 2013, which was responsible for an ed- itorial turning point. Four axes are covered here: the initial proposal of Curinga; the editorial and pedagogical changes that reformulates the maga- zine into a dossier with in- depth reportings for print and digital media; the re- adjustment of products and processes to the new editorial profile; and the routine and productive in- frastructure within the laboratory limits. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15013 |
DOI: | https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.424 |
ISSN: | 1981-4542 |
Licença: | O periódico Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2500>. Acesso em: 17 maio 2022. |
Aparece nas coleções: | DEJOR - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PráticaLaboratorialIntegrada.pdf | 488,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.