Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14959
Título: A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação : a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff.
Título(s) alternativo(s): The poll as manipulative discourse : the Datafolha Institute impeachment campaign against Dilma Rousseff.
Autor(es): Brittes, Juçara Gorski
Ruggieri, Ana Luisa
Data do documento: 2019
Referência: BRITTES, J. G.; RUGGIERI, A. L. A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação: a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 41, n. 2, p. 143-166, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/7977>. Acesso em: 24 maio 2022.
Resumo: Este artigo objetiva demonstrar que as Pesquisas de Opinião Pública são utilizadas como ferramentas midiáticas para manipular os fatos, pautar a agenda pública e sustentar argumentos específicos. Tais afirmações são fruto da análise das estraté- gias discursivas presentes nas sondagens do Instituto Datafolha referentes à presi- denta Dilma Rousseff. O procedimento metodológico é composto por elementos da Análise do Discurso, além de teorias do jornalismo, da Opinião Pública e da Esfera Pública. A pesquisa permite afirmar que a narrativa proposta pelo Datafolha omitiu fatos importantes para o entendimento da crise política instalada no Brasil. Suas estratégias argumentativas e a divulgação dos resultados, enquadrados por interesses políticos e econômicos, afetaram decisivamente a credibilidade de Dilma Rousseff, contribuindo para a interrupção de seu mandato.
Resumo em outra língua: Starting from the analysis of the discursive strategies used by the Datafolha Institute in its polls referring to president Dilma Rousseff, this articles argues that polls are regularly by the media in order to manipulate facts, guide the public agenda and support certain arguments. The methodology makes use of Discourse Analysis, as well as theories of journalism, of Public Opinion and of the Public Sphere. The research shows that that the narrative proposed by the Datafolha Institute omitted facts crucial for the understanding of the Brazilian political crisis. The Institute’s argumentative strategies and publicizing of results, framed by its political and economic agenda, decisively affected Dilma Rousseff’s credibility, leading to her impeachment.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14959
DOI:  https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v41n2p143-166
ISSN: 2175-7755
Licença: O periódico Comunicação e Sociedade permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/276>. Acesso em: 13 abr. 2022.
Aparece nas coleções:DECSO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PesquisaOpiniãoPública.pdf233,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.