Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14889
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorZama, Uyrá dos Santospt_BR
dc.contributor.advisorMachado, Evandro Marques de Menezespt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Priscilla Neto-
dc.date.accessioned2022-05-09T19:46:26Z-
dc.date.available2022-05-09T19:46:26Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Priscilla Neto. Sala de aula invertida e o ensino de parasitologia: mediação utilizando uma plataforma digital. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14889-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNo momento em que se observa uma necessidade de atualização nas práticas pedagógicas docentes, principalmente no que diz respeito às metodologias utilizadas em sala de aula, é importante a escolha de estratégias e recursos didáticos que incentivem a aprendizagem, para que os alunos reconheçam a importância da ciência em seu cotidiano. Visando fornecer um material de apoio e de mediação tecnológica ao professor no ensino de doenças parasitárias para o Ensino Fundamental, com enfoque em Educação em Saúde, o objetivo geral do trabalho foi construir uma plataforma digital com sugestões de conteúdos e formas de aplicá-los utilizando a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida, modelo de ensino que incentiva a instrução online e a reestruturação do tempo em sala de aula, pelo qual o professor desloca sua atenção para os aprendizes e para a aprendizagem, o que, consequentemente, favorece a mediação no processo de ensino. Os objetivos específicos foram selecionar estratégias para trabalhar conteúdos digitais sobre parasitologia desenvolvendo competências e auxiliar o processo de alfabetização tecnológica de professores e estudantes no contexto da sala de aula digital, tanto no ensino presencial quanto telepresencial, selecionando e oferecendo um repertório de conteúdos digitais sobre parasitologia de qualidade e rigor científico. Espera-se que, neste processo, a nossa proposta possa agregar estratégias interessantes para a promoção do desenvolvimento de competências no âmbito digital e contribuir para uma educação em saúde de forma inovadora e dinâmica, atendendo aos preceitos da metodologia ativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectDoença parasitáriapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.titleSala de aula invertida e o ensino de parasitologia : mediação utilizando uma plataforma digital.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 06/04/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Ronaldo Adriano Ribeiro dapt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.contributor.refereeMachado, Evandro Marques de Menezespt_BR
dc.contributor.refereeZama, Uyrá dos Santospt_BR
dc.description.abstractenAt a time when there is a need to update pedagogical teaching practices, especially regarding methodologies used in the classroom, it is important to choose didactic strategies and resources that encourage learning, so that students recognize the importance of science in their everyday life. Aiming to provide support material and technological mediation to the teacher in the teaching of Parasitic Diseases for Elementary School, with a focus on Health Education, the general objective of the work was to build a digital platform with suggestions of content and ways to apply them using the Flipped Classroom Methodology, a teaching model that encourages online instruction and the restructuring of classroom time, whereby the teacher shifts his attention to learners and learning, which, consequently, favors mediation in the teaching process. The specific goals were to select strategies to work on digital content on parasitology, developing skills and assisting the process of technological literacy of teachers and students in the context of the digital classroom, both in face-to-face and remote teaching, selecting and offering a repertoire of digital content on parasitology with quality and scientific rigor. It is hoped that, in this process, our proposal can add interesting strategies to promote the development of skills in the digital sphere and contribute to an innovative and dynamic health education, meeting the precepts of the active methodology.pt_BR
Aparece en las colecciones: MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PRODUTO_ParasitologiaParaVocê.pdf63,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DISSERTAÇÃO_SalaAulaInvertida.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons