Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14837
Título: Impactos da educação continuada na constituição identitária de professores de inglês : mo(vi)mentos no tempo.
Título(s) alternativo(s): Impacts of continuing education on the identity constitution of english teachers : mo(vi)ments in time
Autor(es): Sól, Vanderlice dos Santos Andrade
Palavras-chave: Formação docente
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
Teacher education
Foreign language teaching and learning
Data do documento: 2020
Referência: SÓL, V. dos S. A. Impactos da educação continuada na constituição identitária de professores de inglês: mo(vi)mentos no tempo. Textura, v. 22, n. 52, out./dez. 2020. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5913>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Este estudo investiga os efeitos da (des)construção identitária de professores de inglês egressos de um projeto de educação continuada. A trajetória teórico-metodológica deste estudo está ancorada nas pesquisas em Linguística Aplicada. Este trabalho possui cunho qualitativo e privilegia diferentes possibilidades de análise do corpus, o qual foi formado por meio de questionários abertos, entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas, filmagens e notas de campo. Os participantes foram nove professoras da rede pública de ensino de Minas Gerais. A investigação revela que o processo de (des)construção das trajetórias das professoras se deu pela via dos rastros e dos “indecidíveis” derridianos e do tempo kairológico (tempo do sujeito).
Resumo em outra língua: This study investigates the role of time in the process of identity deconstruction of teachers of English that took part in a continuing education project. The theoretical-methodological trajectory of the study is based on Applied Linguistics field. This is a qualitative study that used different possibilities of interpretations over the corpus, which was formed by open-ended questionnaires, semi structured interviews, narratives, videotaped classes and field notes. The participants were 9 teachers from regular schools from the State of MG. The investigation drives the conclusion that, the process of identity deconstruction of teachers followed derridean traces and “indecibles” and of logical kairological time (subject time).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14837
DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5913
ISSN: 1518-4919
Licença: O periódico Textura permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/790>. Acesso em: 23 ago. 2021.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ImpactosEducaçãoContinuada.pdf228,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.