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Título: Variação na escrita infantil : realização x não realização do /R/ em coda silábica final.
Autor(es): Martins, Karine Gonçalves
Mendes, Soélis Teixeira do Prado
Palavras-chave: Aquisição da escrita
Oralidade
Writing acquisition
Orality
Data do documento: 2020
Referência: MARTINS, K. G.; MENDES, S. T. do P. Variação na escrita infantil: realização x não realização do /R/ em coda silábica final. Letra Magna, v. 16, n. 25, p. 1577-1596, jan./jun. 2020. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_91_1577-1596.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Nosso objetivo é, de forma geral, apresentar os resultados da pesquisa de mestrado, realizado no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem, POSLETRAS/UFOP, intitulada “Variação na escrita do /R/ final: uma análise em textos escritos e dados orais de alunos do Ensino Fundamental I” (MARTINS, 2019), a partir da qual buscamos refletir sobre parte do processo de aquisição da escrita pela criança. Nesta pesquisa, respaldamo-nos teoricamente na perspectiva psicogenética de compreensão da evolução da linguagem escrita; nas teorias que abordam a relação entre oralidade, fonologia e escrita e na Sociolinguística, mais especificamente na Sociolinguística Educacional. Para a constituição dos corpora realizamos a coleta de textos escritos e a gravação de áudios de dez alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede pública estadual de um distrito da cidade de Mariana- MG. Com isso, verificamos as relações entre a fala e a escrita estabelecidas por esses alunos, a fim de compreendermos o fenômeno de variação supracitado, bem como suas hipóteses sobre a escrita. Os resultados, quanto à análise quantitativa, apontaram para um baixo índice de apagamento do /R/ na escrita, o que, a princípio, caracterizaria pouca influência da fala na escrita dos alunos. No entanto, ao analisarmos os mesmos resultados qualitativamente e, a partir do levantamento de outros tipos de erros escritos presentes nos textos dos alunos, cuja motivação encontra-se também na relação entre essas duas modalidades da língua, constatamos que há ainda grande influência da oralidade na escrita das crianças sujeitos desta pesquisa.
Resumo em outra língua: This article aims to present, in a general way, results of a master's research carried out in the Graduate Program in Letters: Language Studies of the Federal University of Ouro Preto (POSLETRAS/UFOP). In this research entitled "Variation in the writing of the final /R/: an analysis in written texts and oral data from elementary school students" (MARTINS, 2019), we seek to reflect on part of the children's process of written language acquisition. We theoretically rely on the psychogenetic perspective of understanding the evolution of written language; on theories that address the relationship between orality, phonology and writing; and on Sociolinguistics, more specifically Educational Sociolinguistics. For the constitution of the corpora we collected written texts and recorded audios of ten students of the 3rd grade of a public elementary school district in the city of Mariana, MG. Thus, we verify the relationships between speech and writing established by these students in order to understand the above-mentioned phenomenon of variation, as well as their hypotheses about writing. The results, in terms of quantitative analysis, point to a low rate of /R/ deletion in writing, which, in principle, would characterize little influence of speech on the students' writing. However, when analyzing the same results qualitatively and from the survey of other types of written errors present in the texts of the students, whose motivation is also found in the relationship between these two modalities of language, we find that there is still a great influence of orality in the writing of the children subject to this research.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14835
Link para o artigo: http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_91_1577-1596.pdf
ISSN: 1807-5193
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