Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830
Título : Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
Otros títulos : Teacher education and readers formation in Children's Education : experiences, strategies, actions and challenges.
Autor : Lages, Rita Cristina Lima
Maciel, Paola Damaceno
Valadares, Joziane de Fatima
Fecha de publicación : 2020
Citación : LAGES, R. C. L.; MACIEL, P. D.; VALADARES, J. de F. Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil: experiências, estratégias, ações e desafios. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 3, p. 558-573, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30203>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumen : Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática.
metadata.dc.description.abstracten: This paper aims to explore the topics of Literacy, focusing on Children’s Education. Starting with studies about Teacher Training in Brazil’s Basic Education System, and studies that focus on teachers and students’ Readers formation in basic education. We aim to bring forward bibliographical resources and strategies for primary and ongoing Training for Teachers. Thus, it was decided to present experiences from the initial formation of the Pedagogy course at a federal university, establishing dialogues with the bibliographic production of the field. Moreover, for further development, the second movement was the bibliographic survey in some databases available online and the analysis of these works. Therefore, the final results comply with the primary aim of this study of supplying bibliographic references and aids to Teacher Training in Children's Education and other researches in the pedagogical field.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203
ISSN : 1984-5499
metadata.dc.rights.license: Este artigo está sob uma Licença Creative Commonsque permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece en las colecciones: DELET - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_FormaçãoDocenteFormação.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.