Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLages, Rita Cristina Lima-
dc.contributor.authorSouza, Selma Aparecida de-
dc.date.accessioned2022-04-04T16:04:57Z-
dc.date.available2022-04-04T16:04:57Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationLAGES, R. C. L.; SOUZA, S. A. de. Aquisição da leitura e da escrita: a importância da avaliação processual e da intervenção. Letra Magna, v. 25, p. 529-538, 2020. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_31_529-538.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1807-5193-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14828-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise dos resultados de um projeto de intervenção pedagógica voltado para os problemas de aprendizagem da leitura e da escrita no ciclo inicial de alfabetização. Tem como objetivo principal apresentar estratégias para a melhoria dos níveis de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita das crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Os dados obtidos na implementação do projeto permitiram concluir que o baixo desempenho dos alunos exigia novas posturas da equipe gestora, da equipe pedagógica, como também dos professores. As metodologias e estratégias utilizadas favoreceram o desenvolvimento das crianças nas diversas fases da alfabetização, respeitando a individualidade e reais necessidades de cada um no processo de aquisição da leitura e da escrita. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos que nos auxiliaram a alcançar resultados positivos: pesquisa bibliográfica, observação das aulas, pesquisa-ação, estudo de caso, análise das produções escritas dos alunos, reuniões de planejamento etc.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.titleAquisição da leitura e da escrita : a importância da avaliação processual e da intervenção.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenThis study features an analysis of the results found on pedagogic intervention project focusing on the reading and writing skills learning problems in the early years of schooling. Its main goal is to present strategies to further reading and writing skills among 1st graders through to 3rd graders. The data collected from the project allowed for the conclusion that the students’ poor performances demanded new attitudes from the managing body, pedagogic body as well as the teachers. The methods and strategies employed allowed for students’ improvement throughout the process, bearing in mind both the peculiarities and necessities of each individual in the learning process. The following are the theoretical-methodological proceedings which allowed for such positive results: bibliographic research, class observation, case study, text analyses and meetings.pt_BR
dc.identifier.uri2http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_31_529-538.pdfpt_BR
Appears in Collections:DELET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AquisiçãoLeituraEscrita.pdf
  Restricted Access
280,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.