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dc.contributor.authorLages, Rita Cristina Lima-
dc.date.accessioned2022-04-04T16:02:01Z-
dc.date.available2022-04-04T16:02:01Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationLAGES, R. C. L. Língua, literatura e impressos franceses no Brasil do século XIX. Scripta, v. 24, n. 50, p. 147-174, 2020. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/22904>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2358-3428-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14827-
dc.description.abstractA proposta deste trabalho é tratar da circulação de livros, e impressos de modo geral, que circularam no Brasil no século XIX, e que foram apropriados para o ensino da língua francesa. Nos primeiros momentos de escolarização do idioma, mapas que traziam os programas dos exames indicaram a utilização não só de manuais específicos, as gramáticas, como também a apropriação de obras de belas letras, de filosofia, política e economia para o ensino da língua. Tomaremos de modo mais específico a experiência da província de Minas Gerais. Destacou-se na província mineira uma ambiência cultural marcada por uma forte influência francesa que se fazia, sobretudo, pela circulação de livros e impressos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectHistória do ensinopt_BR
dc.subjectHistory of teachingpt_BR
dc.titleLíngua, literatura e impressos franceses no Brasil do século XIX.pt_BR
dc.title.alternativeLanguage, literature and french printed materials of the XIX century.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Scripta permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1291>. Acesso em: 05 nov. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThis study aims at analyzing the circulation of books and other printed materials which were in circulation in Brazil in the XIX century and were later used for teaching the French language. Early in to the institutionalization of French language teaching, guidelines featuring examination programs revealed that not manuals such as gram books as well as fine art pieces, philosophical, political and economics materials were being used as teaching resources. The Brazilian province of Minas Gerais experienced a remarkable cultural environment marked by the French influence exerted through the circulation of books and other printed materials.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2020v24n50p147-174pt_BR
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