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Title: Projetos educacionais para Minas Gerais no século XIX : nações estrangeiras na vitrine.
Other Titles: Educational projects for Minas Gerais in the 19th century : foreign nations in the showroom.
Authors: Lages, Rita Cristina Lima
Keywords: Países estrangeiros
Instrução pública
Foreign nations
Public education
Issue Date: 2019
Citation: LAGES, R. C. L. Projetos educacionais para Minas Gerais no século XIX: nações estrangeiras na vitrine. Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, artigo e121, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/53616>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Abstract: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre experiências de países estrangeiros, considerados avançados no campo da educação, que serviram como parâmetros para os dirigentes políticos na elaboração de propostas para o ensino público da província de Minas Gerais, no período compreendido entre a Independência, em 1822, e a Proclamação da República, em 1889. Dentre os vários projetos que convergiriam para a formação do Estado nacional, aqueles pertinentes à educação pública se evidenciaram como um dos principais investimentos. A principal base empírica deste trabalho são as análises dos Relatórios de Presidentes de província do Estado de Minas Gerais, produzidos ao longo do século XIX. No domínio das proposições teórico-metodológicas para abordagem dos exemplos referenciados, considera-se que a ‘circulação’ de conhecimentos — promovida tanto pela mobilidade de sujeitos em diferentes espaços culturais quanto pelo recurso da circulação de impressos de um modo geral — proporcionou condições que possibilitaram a apropriação das expertises estrangeiras.
metadata.dc.description.abstracten: This study aims at presenting the results of a research on the supposedly successful experiences of foreign countries which served as guidelines for both political and educational leaders as they elaborated the public education proposal for the province of Minas Gerais in the time comprised between the Independence (1822) and the Proclamation of the Republic (1889). Among the various projects which contributed to the formation of the Brazilian state, those pertaining to education seemed to have gotten bigger investments. The main empirical and methodological foundations of this study were the analyses of the records of the province’s presidents. As to the theoretical-methodological propositions employed in approaching the examples, we consider that the ‘circulation’ of knowledge – promoted by the mobility of individuals as well as by the circulation of printed materials – brought about the conditions which enabled the appropriation of the so-called foreign expertise.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14826
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e121
ISSN: 2238-0094
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista Brasileira de História da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/313>. Acesso em: 11 mar. 2020.
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