Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14821
Título: Hijacked by History : The Merchant of Venice, George Tabori and the Memory of the Holocaust.
Título(s) alternativo(s): Sequestrados pela história : O mercador de Veneza, George Tabori e a memória do Holocausto.
Autor(es): Galery, Maria Clara Versiani
Palavras-chave: Shakespeare
Data do documento: 2020
Referência: GALERY, M. C. V. Hijacked by History: The Merchant of Venice, George Tabori and the Memory of the Holocaust. Aletria, Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 59-78, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/21947>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: This article considers Shakespeare’s The Merchant of Venice as a work singularly transformed by the events of the Holocaust, in such a way that stagings of the play are often turned into pretexts for remembrance. It discusses the play as an archive of trauma, and reflects on whether it may provide testimony for the atrocities committed during the war. To this end, the article provides an inquiry into different perspectives of trauma and its representation, relying on Giorgio Agamben’s explorations of the aporia of bearing testimony, and on Shoshana Felman’s notion of testimony as a performative speech act. Finally, this work looks at three different adaptations of Shakespeare’s play in the second half of the 20th century by George Tabori (1914-2007), a Jewish Hungarian playwright and director.
Resumo em outra língua: O artigo considera O mercador de Veneza, de Shakespeare, uma obra singularmente transformada pelos eventos do Holocausto, sendo frequentes as encenações em que ela se torna pretexto para recordar aqueles acontecimentos. Discutese a peça como arquivo de trauma, para refletir sobre sua possibilidade de testemunhar as atrocidades cometidas na guerra. Para esse fim, examinam-se perspectivas variadas do conceito de trauma e suas representações, apoiando-se nas incursões de Giorgio Agamben pela aporia do testemunho. Vale-se, além disso, da noção de testemunho como um ato performativo de fala, segundo as ideias de Shoshana Felman. Finalmente, o artigo examina três adaptações distintas da peça, realizadas na segunda metade do século XX por George Tabori (1914-2007), dramaturgo e diretor judeu húngaro.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14821
DOI: https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.21947
ISSN: 2317-2096
Licença: Este artigo está sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_HijackedHistoryMerchant.pdf284,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.