Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14820
Título : Entre a escola e o abrigo : estigmas, conflitos e insucesso escolar de adolescentes.
Otros títulos : Between school and shelter : stigmas, conflicts and school failure of adolescents.
Autor : Silveira, Alcione Januária Teixeira da
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Silva, Luciano Campos da
Palabras clave : Experiência social
Adolescente institucionalizado
Professor
Educadores
Fecha de publicación : 2020
Citación : SILVEIRA, A. J. T. da; NOGUEIRA, M. de O.; SILVA, L. C. da. Entre a escola e o abrigo: estigmas, conflitos e insucesso escolar de adolescentes. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 11, n. 32, p. 432-465, 2020. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4438>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumen : O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a experiência social de adolescentes cujos processos educativos são vivenciados ao mesmo tempo na escola e em uma instituição de acolhimento. O percurso metodológico foi de natureza qualitativa, englobando entrevistas semiestruturadas aplicadas aos adolescentes, seus professores, seus educadores, além de uma pesquisa documental exploratória e de um questionário aplicado à psicóloga da instituição. Os dados foram analisados a partir de um aparato teórico inspirado, principalmente, na noção de experiência social de François Dubet. Os resultados indicam que os processos de escolarização e os itinerários escolares dos adolescentes institucionalizados sob a tutela do Estado, além de uma clivagem imposta pela origem social e cultural, são influenciados pelas condições sociais e educacionais vivenciadas por eles em uma dupla e híbrida experiência social permeada por tensões e situações de fuga física e simbólica, estigmas, isolamento, problemas no aprendizado escolar, dificuldades de inclusão nas turmas e na escola, conformação e negação do sujeito, tanto no acolhimento institucional quanto nas vivências escolares.
metadata.dc.description.abstracten: The article presents results of research that investigated the social experience of adolescents whose education is experienced both at school and in an institutionalized shelter. The methodology was of a qualitative nature, encompassing semi-structured interviews applied to adolescents, their teachers, their educators, in addition to an exploratory documentary research and a questionnaire completed by the institution's psychologist. The data were analyzed using a theoretical framework inspired mainly by François Dubet's notion of social experience. The results indicate that the schooling processes and school pathways of institutionalized adolescents under the tutelage of the State, in addition to a division imposed by social and cultural origin, are influenced by the social and educational conditions experienced by them in a double and hybrid social experience permeated byo tensions and situations of physical and symbolic escape, stigmas, isolation, problems in school learning, difficulties in inclusion in classes and at school, subject formation and denial, both in institutional care and in school experiences.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14820
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4438
ISSN : 2177-7691
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista Interfaces da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/578>. Acesso em: 16 set. 2020.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EscolaAbrigoEstigma.pdf319,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.