Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14804
Registro completo de metadados
Campo Dublin Core | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonseca, Marcus Vinícius | - |
dc.contributor.author | Silva, Fabiana Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T19:03:45Z | - |
dc.date.available | 2022-03-31T19:03:45Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FONSECA, M. V.; SILVA, F. S. O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32292>. Acesso em: 25 ago. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-0431 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14804 | - |
dc.description.abstract | Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura negra | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Black culture | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.title | O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. | pt_BR |
dc.title.alternative | The congado goes to school and the school goes to congado. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. Fonte: o PDF do artigo. | pt_BR |
dc.description.abstracten | En este artículo presentamos aspectos relacionados con una experiencia única que involucra al congado y la escuela. La experiencia ocurre en la Asociación de Padres y Amigos de los Excepicionales de los Ouro Preto, donde un grupo de congados surgió como parte de un proyecto pedagógico y se estableció como un elemento de culto a Nossa Senhora do Rosário. Analizamos esta experiencia a través de un estudio de caso que buscaba caracterizar el congado en Ouro Preto, su surgimiento dentro de la escuela y sus desarrollos pedagógicos. Buscamos resaltar la singularidad de esta experiencia demostrando cómo se relaciona con la dinámica de una ciudad donde la cultura negra se manifiesta con intensidad. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CongadoVaiEscola.pdf | 419,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.