Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14804
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Marcus Vinícius-
dc.contributor.authorSilva, Fabiana Siqueira-
dc.date.accessioned2022-03-31T19:03:45Z-
dc.date.available2022-03-31T19:03:45Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationFONSECA, M. V.; SILVA, F. S. O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32292>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1981-0431-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14804-
dc.description.abstractNesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectBlack culturept_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.titleO congado vai para a escola e a escola vai para o congado.pt_BR
dc.title.alternativeThe congado goes to school and the school goes to congado.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenEn este artículo presentamos aspectos relacionados con una experiencia única que involucra al congado y la escuela. La experiencia ocurre en la Asociación de Padres y Amigos de los Excepicionales de los Ouro Preto, donde un grupo de congados surgió como parte de un proyecto pedagógico y se estableció como un elemento de culto a Nossa Senhora do Rosário. Analizamos esta experiencia a través de un estudio de caso que buscaba caracterizar el congado en Ouro Preto, su surgimiento dentro de la escuela y sus desarrollos pedagógicos. Buscamos resaltar la singularidad de esta experiencia demostrando cómo se relaciona con la dinámica de una ciudad donde la cultura negra se manifiesta con intensidad.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CongadoVaiEscola.pdf419,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.