Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14803
Title: Padre Vitor : um educador negro entre a escravidão e a santidade.
Other Titles: Padre Vitor : a black educator between slavery and holiness.
Authors: Fonseca, Marcus Vinícius
Keywords: Século XIX
Professor
Sul de Minas
Issue Date: 2020
Citation: FONSECA, M. V. Padre Vitor : um educador negro entre a escravidão e a santidade. Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, artigo e131, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbhe/a/tMbtKmy4NFYbgQvvznCd97B/?lang=pt>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Abstract: Este artigo apresenta aspectos relacionados à vida de ‘Padre Vitor’, um indivíduo negro que nasceu livre, em 1827, no sul de Minas Gerais, onde teve destacada atuação como padre e professor. Após a sua morte, em 1905, iniciou-se um movimento de culto a sua imagem dando origem a um processo de canonização. Sua canonização segue avançando e junto com ela vai se afirmando sua imagem como um ex-escravo que atingiu a santidade. Escravidão e santidade são aspectos contraditórios dentro da trajetória de ‘Padre Vitor’. Abordamos essa contradição retratando-o fora da perspectiva representada pela ideia de escravo e santo, ou seja, procuramos recuperar seu processo de formação e atuação tratando-o como um ser humano que agiu a partir das condições e possibilidades inscritas no Brasil, do século XIX.
metadata.dc.description.abstracten: This article presents aspects related to the life of ‘Padre Vitor’, a black individual who was born free in 1827, in the south of Minas Gerais, where he had a distinguished role as priest and teacher. After his death, in 1905, began a movement of cult to his image giving rise to a process of canonization. His canonization continues to advance and along with it is affirming his image as an ex-slave who has attained holiness. Slavery and holiness are contradictory aspects within the trajectory of ‘Padre Vitor’. We approach this contradiction by portraying it outside the perspective represented by the idea of slave and saint, that is, we seek to recover its process of formation and action treating it as a human being who acted from the conditions and possibilities inscribed in Brazil, of the nineteenth century.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14803
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e131
ISSN: 2238-0094
metadata.dc.rights.license: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4). Fonte: o PDF do artigo.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PadreVitorEducador.pdf294,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.