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Title: Sexualidades no contexto escolar : violência ética e disputas por reconhecimento.
Other Titles: Sexuality in the school context : ethical violence and disputes for recognition.
Authors: Torres, Marco Antônio
Saraiva, Izabella Marina Martinho
Gonzaga, Rubens Modesto
Keywords: LGBTfobia
Issue Date: 2020
Citation: TORRES, M. A.; SARAIVA, I. M. M.; GONZAGA, R. M. Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimento. Revista Brasileira de Educação, v. 25, artigo e250049, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/6DHYFLWMcLfgTQkHHVRqXqh/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Abstract: Este texto apresenta uma pesquisa que investigou a produção da violência ética e do reconhecimento das sexualidades em contextos escolares. Entendemos que a radicalização da teoria do reconhecimento, por Judith Butler, tem possibilitado análises importantes sobre os vínculos entre política e moral. Uma das facetas da violência ética caracteriza-se pela obliteração do relato de si, do silenciamento das lutas e dos sofrimentos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e mais (LGBTI+). Para nossas análises, promovemos grupos focais e uma entrevista narrativa com docentes da educação básica de escolas públicas. A pesquisa é fruto do trabalho de um conjunto de pesquisadores/as que nos últimos quatro anos, em um curso de mestrado, se envolveram com o tema das sexualidades nos contextos escolares. Nossas análises apontam tanto para a produção de vidas insuportáveis como para a constituição de resistências que buscam pela possibilidade de vidas habitáveis, porém numa ambiência marcada por discursos contrários às sexualidades.
metadata.dc.description.abstracten: This paper presents a research that investigated the production of ethical violence and the recognition of sexualities in school contexts. We understand that Judith Butler’s radicalization of the theory of recognition has provided important insights on the links between politics and morals. One of the facets of ethical violence is characterized by the obliteration of self-reporting, the silencing of lesbians, gays, bisexuals, transgenders, intersexes, and more (LGBTI+) struggles and sufferings. For our analysis, focus groups and a narrative interview with teachers of basic education of public schools were promoted. The research is the result of the work of a group of researchers who, in the last 4 years, in a master’s degree course, have been involved with the theme of sexualities in school contexts. Our analyzes point to both the production of unbearable lives and the constitution of resistances that seek the possibility of livable lives, but in an environment marked by discourses contrary to sexualities.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14800
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250049
ISSN: 1809-449X
metadata.dc.rights.license: Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
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