Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14798
Título: O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.
Título(s) alternativo(s): Recognition of the existence of lesbians and lesbophobia in higher education.
Autor(es): Torres, Marco Antônio
Pedroso, Amanda
Palavras-chave: Lesbianidades
Lesbofobia
Educação
Data do documento: 2020
Referência: TORRES, M. A.; PEDROSO, A. O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p. 3-18, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32636>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa.
Resumo em outra língua: Este artículo resultó de una investigación de maestría que investigó la lesbofobia en la educación superior. Los datos fueron producidos por una encuesta bibliográfica sobre el tema, por la participación en grupos relacionados con el tema y por entrevistas narrativas con mujeres universitarias que se identifican como lesbianas o bisexuales. Diálogos teóricos tuvieron lugar con autores del campo de las lesbianas en una perspectiva postestructuralista. Percibimos que en la universidad, los procesos de reconocimiento de las experiencias lésbicas y la lesfobofia son precarios, lo que indica que es necesario cuestionar los límites de una educación que se proponga ser democrática, participativa y no heteronormativa.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14798
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636
ISSN: 1981-0431
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ReconhecimentoExistênciaLésbicas.pdf328,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.