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Título : Atendimento educacional especializado : revisando as práticas.
Otros títulos : Specialized educational service : reviewing practices.
Autor : Franco, Marco Antônio Melo
Magalhães, Priscilla de Almeida Fontana
Oliveira, Gláucia Cristina Moreira de
Palabras clave : Inclusão
Práticas pedagógicas
Inclusion
Pedagogical practices
Fecha de publicación : 2020
Citación : FRANCO, M. A. M.; MAGALHÃES, P. de A. F.; OLIVEIRA, G. C. M. de. Atendimento educacional especializado : revisando as práticas. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 60-82, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/32905>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumen : As políticas para educação especial na perspectiva da inclusão em educação avançaram muito com a política de 2008. O presente artigo buscou investigar as produções científicas sobre as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas por professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), publicadas entre os anos de 2010 a 2018, no banco de dados de periódicos CAPES. Foram encontrados 47 artigos relacionados à temática. Desses artigos apenas seis discutem, de forma mais específica, as práticas pedagógicas. Identificamos que embora a educação inclusiva e as políticas vêm sendo discutidas, há algumas décadas, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados e vencidos, particularmente, na constituição de práticas pedagógicas mais inclusivas.
metadata.dc.description.abstracten: The policies for special education in the perspective of inclusion in education have advanced considerably with the Brazilian Special Education policy of 2008. This article investigated the scientific productions on inclusive pedagogical practices developed by teachers of Specialized Educational Services (AEE), between the years 2010 to 2018, in the database of the CAPES journal. Among the searches performed, 47 articles were found related to the practices developed in the AEE. Only six articles discuss pedagogical practices in a more specific way. We identified that although inclusive education and policies have been the subject of debate for some decades, there are still many challenges to be faced in the constitution of more inclusive pedagogical practices.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14796
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22195/2447-524620202532905
ISSN : 2317-0093
metadata.dc.rights.license: O periódico Educação em Foco permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1531>. Acesso em: 16 set. 2020.
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