Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14794
Título: A difusão da cultura negra e sua interface na formação de professores da EJA : uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana, MG.
Título(s) alternativo(s): The diffusion of black culture and its interface in eja teacher education : an analysis of ethnic and racial issues in Mariana schools.
Autor(es): Silva, Marcelo Donizete da
Quirino, Kátia Maria dos Santos
Palavras-chave: Manual didático
Educação para as relações étnico-raciais
Políticas educacionais
Data do documento: 2020
Referência: SILVA, M. D. da; QUIRINO, K. M. dos S. A difusão da cultura negra e sua interface na formação de professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana, MG. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 12, n. 23, p. 153-166, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/304/235>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Este artigo tem como objetivo, contribuir com a análise acerca produção de um material didático crítico, acerca da cultura negra trabalhada no contexto escolar de Mariana-MG. Intitulada “A difusão da Cultura Negra e sua interface na Formação de Professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana”, o objeto da análise far-se-á a partir da investigação sistemática dos materiais pensados e propostos, ao que é referente às questões étnicos-raciais, para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para esse fim propôs-se também, analisar sobre os fundamentos, ideológicos, das terias educacionais contemporâneas no que pesa a influência destas na formação de professores e dos jovens das escolas periféricas. Nesse sentido, essa pesquisa terá como base teórica uma perspectiva de cunho crítico que envolve as áreas da Formação de Professores, Epistemologia e teorias educacionais e História da Educação do Negro no Brasil.
Resumo em outra língua: This article aims to contribute to the analysis of the production of critical teaching material, about the black culture worked in the school context of Mariana-MG. Entitled “The diffusion of Black Culture and its interface in EJA Teacher Education: an analysis of ethnic and racial issues in Mariana schools”, the object of the analysis will be made from the systematic investigation of the thought and proposed materials, with regard to ethnic-racial issues, for Youth and Adult Education (EJA). To that end, it was also proposed to analyze the ideological foundations of contemporary educational themes in terms of their influence on the training of teachers and young people in peripheral schools. In this sense, this research will have as a theoretical basis a critical perspective that involves the areas of Teacher Education, Epistemology and educational theories and History of Black Education in Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14794
DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.304
ISSN: 2176-4360
Licença: O periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DifusãoCulturaNegra.pdf742,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.