Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14788
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorJardilino, José Rubens Lima-
dc.contributor.authorOliveri, Andressa Maris Rezende-
dc.contributor.authorSampaio, Ana Maria Mendes-
dc.date.accessioned2022-03-30T18:00:38Z-
dc.date.available2022-03-30T18:00:38Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationJARDILINO, J. R. L.; OLIVERI, A. M. R.; SAMPAIO, A. M. M. Formação de professores e profissão docente: o estado do conhecimento da pesquisa em formação na Região dos Inconfidentes - MG. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 10-26, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3641>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1809-8207-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14788-
dc.description.abstractO campo educacional insere-se em um contexto de múltiplos atores, ações e implicação social, sendo necessário o uso de várias lentes para que se possa compreender seu movimento. Em virtude disso, este trabalho tem como objetivo rememorar parte da trajetória de formação e pesquisa do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Para isso, serão demonstradas algumas das pesquisas desenvolvidas pelo grupo que auxiliaram na composição e conhecimento dos campos - formação de professores, profissão docente e instituições escolares. As pesquisas foram selecionadas a partir do levantamento destes trabalhos no repositório da universidade. Buscou-se traçar algumas considerações a respeito destes campos e sua interseção na experiência de formação e desenvolvimento profissional na Região dos Inconfidentes e seu impacto social na compreensão dos desafios educacionais. Compreendemos que as ações organizadas pelos grupos de pesquisa extrapolam as fronteiras da pesquisa por meio da formação e inserção social dos sujeitos-professores e alunos na sociedade. Por isso, é importante a promoção da formação a partir das redes de pesquisa, sejam elas articuladas com outras instituições de ensino ou dentro do próprio grupo de pesquisa, colaborando para melhoria da educação no âmbito regional e nacionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectInstituições escolarespt_BR
dc.subjectPesquisa em redept_BR
dc.subjectSchool institutionspt_BR
dc.subjectNetwork researchpt_BR
dc.titleFormação de professores e profissão docente : o estado do conhecimento da pesquisa em formação na Região dos Inconfidentes - MG.pt_BR
dc.title.alternativeTeacher education and teaching profession : the state of knowledge of research in training in the Region of Inconfidentes -MGpt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Colloquium Humanarum permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/238>. Acesso em: 21 ago. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenThe educational field is inserted in a context of multiple actors, actions, and social implications, requiring the use of several viewpoints to understand its movement. As a result, this work aims to remember part of the training path and research trajectory of the Research Group -Teacher Education and Profession (FOPROFI), of the Graduate Program in Education of the Federal University of Ouro Preto. In order to do so, some of the research developed by the group that helps in the composition and knowledge of the field of teacher education, in the teaching occupation and in educational institutions will be treated. The researches were selected after the bibliographic survey of the works in the university repository. In addition, we sought to outline some considerations regarding these fields and their intersection in the experience of training and professional development in the Region of Inconfidentes and their social impact in understanding educational challenges. We understand that the actions organized by the research groups go beyond the frontiers of research through the formation and social insertion of subjects– teacher and studentin society. For this reason, it is important to promote education through in Networks Research, whether they are articulated with other educational institutions or within the research group itself, collaborating to improve education at regional and national levels.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5747/ch.2020.v17.h466pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormaçãoProfessoresProfissão.pdf619,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.