Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785
Título: Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.
Título(s) alternativo(s): Enhancing knowledge building in the classroom : teaching geography through comics.
Autor(es): Oliveira, Priscila Daniele de
Paulo, Jacks Richard de
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Teaching and learning
Data do documento: 2021
Referência: OLIVEIRA, P. D. de; PAULO, J. R. de. Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, artigo e31618, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31618>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento.
Resumo em outra língua: This article presents reflections on the need about geographical concepts in a meaningful way when promoting lessons for children. In this sense, the main objective of this research was to reflect on the contributions to children's learning when addressing geographical concepts linked to Comics. To this end, this eminently qualitative research was based on the precepts of collaborative research and action-research. The research data showed that the Comics chosen and worked make it possible for children to significantly learn about facts and geographical phenomena, representing a facilitating strategy to approach geographical concepts that are part of the students' daily relationships, demonstrating their contributions to the process of teaching, learning and knowledge production.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785
DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618
ISSN: 2237-9444
Licença: Esta revista está sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PotencializandoConstruçãoConhecimentos.pdf928,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.