Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14771
Título: | Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia : tecendo algumas considerações. |
Título(s) alternativo(s): | Emergency remote teaching in pandemic times : weaking some considerations. |
Autor(es): | Paulo, Jacks Richard de Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira Oliveira, Priscila Daniele de |
Palavras-chave: | Educação COVID-19 |
Data do documento: | 2020 |
Referência: | PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. de. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 193-204, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18318>. Acesso em: 25 ago. 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os discursos de professores diante da experiência vivenciada no ensino remoto emergencial. Os docentes que participaram da pesquisa atuam em instituições públicas de ensino da rede estadual e municipal e na rede particular em uma região situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão da literatura acadêmica que trata da temática objeto desta investigação para compreender as peculiaridades que demandam o trabalho docente para promover o processo de ensino e de aprendizagem no ensino remoto emergencial. Além disso, foi realizada entrevista virtual, individual, com o intuito de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas e obter informações que possibilitaram a análise apresentada. Os dados da pesquisa revelaram que há discursos comuns e discrepâncias entre os diferentes níveis, redes de ensino e no processo de ensino e de aprendizagem relatados pelos professores. |
Resumo em outra língua: | This research aims to analyze the speeches of teachers in the face of the experience with remote emergency teaching. The teachers work in public educational institutions of the state and municipal network in a region located in the interior of the state of Minas Gerais - Brazil. To this end, a review was carried out with the academic literature that deals with the investigative theme, to understand the peculiarities that demand the teaching work to promote the teaching and learning process in emergency remote teaching. In addition, a virtual, individual interview was carried out in order to enhance the dialogue with teachers and obtain the data that enabled the analysis presented. The research data revealed that there are common discourses and discrepancies between the different levels and teaching networks and in the pedagogical practice, in the teaching and learning process reported by the teachers. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14771 |
DOI: | https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18318 |
ISSN: | 1983-9294 |
Licença: | Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EnsinoRemotoEmergencial.pdf | 299,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.