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Título: Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.
Título(s) alternativo(s): Youth and Adult Education within the municipal sphere in Minas Gerais.
Autor(es): Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Soares, Leôncio
Palavras-chave: Especificidades
Poder local
Formação
Data do documento: 2021
Referência: SILVA, F. A. O. R.; SOARES, L. Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, artigo e227768, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/X9mpwhGCB4Rf95X89bVshYB/>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: A ampliação dos encargos subnacionais com a educação básica interroga o protagonismo do poder local desde os anos de 1990. A educação de jovens e adultos (EJA) inserese na agenda dos compromissos municipais e desperta a atenção quanto às formas de atendimento que têm sido realizadas a fim de se cumprir com o direito de todos à educação. O artigo apresenta dados da investigação que se preocupou em mapear e compreender ofertas educativas a jovens e adultos empreendidas por dez municípios mineiros. A investigação quanti-qualitativa produziu dados a partir de reuniões com gestores de EJA, seminários de pesquisa, acompanhamento em sala de aula, entrevistas com gestores, professores e alunos, os quais dialogam com a literatura da área do pós Constituição Federal de 1988. A análise dos dados à luz das convergências e das singularidades destaca a afirmativa recorrente de que “A EJA vai acabar” e ressonâncias da frase “Caí na EJA” advindas dos colaboradores da pesquisa. Há reconhecimento por parte dos gestores de que a Educação de Jovens e Adultos tem características próprias. Constata-se que somente esse reconhecimento não tem sido suficiente para amparar uma proposta de EJA, que atenda ao provimento de vaga de educador por meio do concurso público e à formação continuada voltada para as especificidades de jovens, adultos e idosos. Ao final, encaminha recomendações a partir das implicações ao perfil do professor como um profissional que afirma poder: “se jogar na EJA”.
Resumo em outra língua: The expansion of the subnational responsabilities towards basic education questions the protagonism of the local power since the 1990s. Youth and Adult Education (YAE) is part of the agenda of the municipal commitments and awakens attention as to the forms of care that have been carried out in order to fulfill everyone’s right to education. The article presents data from a study that was concerned with mapping and understanding educational offers to youths and adults undertaken by ten municipalities in Minas Gerais. The quantitative-qualitative research produced data from meetings with YAE managers, research seminars, classroom monitoring, interviews with managers, teachers and students. These data dialogue with literature in the area of the post 1988 Federal Constitution. The analysis of the data, in light of the convergences and singularities, highlights the recurring statement that “YAE will end” and resonances of the statement “I fell into YAE” coming from the research collaborators. Educational managers recognize that Youth and Adult Education has its own characteristics. It is evinced that this recognition alone has not been sufficient to support an YAE proposal, which attends to the provision of an educator’s position through a public selection process and continuing education focused on the specificities of youths, adults and the elderly. At the end, it makes recommendations stemming from the implications to the teacher’s profile as a professional who claims to be able to: “dive into YAE”.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14770
DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227768
ISSN: 1678-4634
Licença: This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.
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