Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14768
Título: Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos.
Título(s) alternativo(s): Education, popular culture and young and adult education.
Autor(es): Pinho, Clarice Wilken de
Soares, Leôncio
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Palavras-chave: Sujeitos
Subject
Data do documento: 2020
Referência: PINHO, C. W. de; SOARES, L.; SILVA, F. A. O. R. Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 59, p. 403-416, jul./set. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5157>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: A atenção à riqueza das experiências culturais presentes nas múltiplas identidades dos jovens e adultos é a base dos movimentos de educação e cultura popular que eclodiram no Brasil na década de 1960. Destacam-se os conceitos assumidos, os objetivos e os planos de ação desenvolvidos no interior do Movimento de Cultura Popular (MCP); da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Centro Popular de Cultura (CPC) com o objetivo de delinear a educação e cultura popular em diferentes contextos e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. Conclui-se que as contribuições da história, trazidas à luz nas referências da década de 1960, indicam a necessidade de um trabalho de cultura popular assumidamente libertador, não mais pensado como uma cultura para as pessoas, mas com as pessoas, com os sujeitos participantes e construtores de uma sociedade que os represente.
Resumo em outra língua: The attention to the richness of cultural experiences present in the multiple identities of young and adults is the basis of education and popular culture movements; which emerged in Brazil in the 1960s. The incorporated concepts, the objectives and the action plans proceeded in the Movimento de Cultura Popular (MCP); the Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; the Movimento de Educação de Base (MEB) and the Centro Popular de Cultura (CPC) with the objective to delineate the education and popular culture in different contexts and their contribution to the youth and adults education. This study concluded that the contributions of history, brought to light in the references of the 1960s, indicate the need for an openly liberating popular culture work; no longer thought of as a culture for people, but with people, with the participating subjects and creators of a society that represents them.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14768
DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.pxx-xx
ISSN: 2358-0194
Licença: Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducaçãoCulturaPopular.pdf238,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.