Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14745
Título: O profissional de Pedagogia em espaços não escolares : uma análise preliminar da produção científica.
Título(s) alternativo(s): Pedagogy professionals in non-school spaces : a preliminary analysis of scientific production.
Autor(es): Lucindo, Nilzilene Imaculada
Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Estado do conhecimento
Pedagogo
Espaços não escolares
Data do documento: 2020
Referência: LUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, O profissional de Pedagogia em espaços não escolares: uma análise preliminar da produção científica. Dialogia, v. 34, p. 66-81, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16716>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O presente artigo aborda a produção cientifica acerca do profissional de Pedagogia em espaços não escolares, constituída a partir da leitura dos resumos de dissertações e teses defendidas no Brasil entre 2006 a 2018 e explicita dados relativos ao objeto de estudo, finalidade das pesquisas; desenhos; sujeitos e locus investigados, além de apresentar algumas reflexões sobre o campo. Como resultados foram identificados 35 trabalhos, contudo, apurou-se que o número de pesquisas que investigam essa temática em nível de Doutorado e em algumas regiões brasileiras é incipiente, o que demanda adensar a produção desse campo. Apesar de serem numerosos os campos de atuação do pedagogo, o estudo revelou um descompasso entre o número de espaços não escolares existentes e o de investigações realizadas.
Resumo em outra língua: This article addresses the scientific production about the Pedagogy professional in non-school spaces, constituted by reading the abstracts of dissertations and theses defended in Brazil between 2006 to 2018 and explains data related to the object of study, purpose of the research; drawings; investigated subjects and locus, besides presenting some reflections on the field. As a result, 35 papers were identified, however, it was found that the number of studies that investigate this topic at the Doctorate level and in some Brazilian regions is incipient, which demands to increase the production of this field. Although the pedagogue's fields of action are numerous, the study revealed a mismatch between the number of existing non-school spaces and the number of investigations carried out.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14745
DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16716
ISSN: 1983-9294
Licença: Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProfissionalPedagogiaEspaços.pdf517,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.