Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14742
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorLebourg, Elodia Honse-
dc.contributor.authorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
dc.contributor.authorSilva, Luciano Campos da-
dc.date.accessioned2022-03-25T13:37:53Z-
dc.date.available2022-03-25T13:37:53Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationLEBOURG, E. H.; COUTRIM, R. M. da. E.; SILVA, L. C. da. Juventude e transição para o ensino médio : desafios e projetos de futuro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, p. 82-98, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/T5dKxxMSzCRsPsFwm49hxgs/>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2176-6681-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14742-
dc.description.abstractPara contribuir para o debate sobre a chegada dos jovens ao ensino médio, esta pesquisa analisou um grupo de estudantes de um distrito que, após a conclusão do ensino fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município. Para compreender como percebiam seus processos de transição para o ensino médio, a pesquisa de campo foi realizada com base em entrevistas reflexivas com oito jovens e o material gerado foi analisado por meio de perfis de configuração com informações organizadas individualmente. Constatou-se que a transição para o ensino médio, especialmente para jovens do interior, é um momento no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem complexos desafios. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para as discussões sobre os sentidos do ensino médio para jovens das camadas populares, sobretudo associados ao que planejam para o futuro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectTransição para a vida adultapt_BR
dc.titleJuventude e transição para o ensino médio : desafios e projetos de futuro.pt_BR
dc.title.alternativeYouth and transition to High School : challenges and projects for the future.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenIn order to add to the debate on the arrival of teenagers at high school, this research analyzes a group of students from a district initiating their studies at the seat of the municipality upon finishing local Middle School. To comprehend how they perceived their transition process to high school, field research took as reference some reflexive interviews with eight teenagers and the resulting material was analyzed individually. Findings show that transitioning to high school, especially for teenagers from the rural areas, allows for the enlargement of their sociability networks, leading them to face new complex challenges. The authors hope that the results of this research contribute to the discussions on the significance of high school for low-income teenagers, particularly regarding their plans for their futures.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4149pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_JuventudeTransiçãoEnsino.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.