Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14669
Título: Ciência, poesia, filosofia : diálogos críticos da teoria à sala de aula.
Título(s) alternativo(s): Science, poetry, philosophy : critical dialogs from theory to classroom.
Autor(es): Lima, Guilherme da Silva
Ramos, João Eduardo Fernandes
Piassi, Luís Paulo de Carvalho
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Histórico-cultural
Ciência e arte
Cultural-historical
Science and art
Data do documento: 2020
Referência: LIMA, G. da S.; RAMOS, J. E. F.; PIASSI, L. P. de C. Ciência, poesia, filosofia: diálogos críticos da teoria à sala de aula. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/CRNrN9xkDtRnKcvkwcpKjwq/?lang=pt>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Este artigo apresenta contribuições teóricas e empíricas para discutir o uso de poesias na educação científica. As contribuições teóricas perpassam pelas discussões entre: a ciência, a arte e o ensino; a imaginação e a criação nas atividades literárias e científicas; e as interfaces entre a estética e a cognição. As contribuições empíricas analisam poesias produzidas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental em aulas de Ciências. As análises baseiam-se nas contribuições teórico-metodológicas propostas por Vigotski, que permitiram a produção de três categorias para analisar as poesias produzidas, a saber: questionamento da realidade, questionamento do saber humano e posicionamento responsivo. Os poemas exibiram diferentes orientações para a realidade, com emprego de conceitos trabalhados em sala de aula para sustentar os posicionamentos dos estudantes. Tal fato nos mostra a apropriação de ferramentas culturais (conceitos), visto que há o uso das mesmas em um contexto autônomo. As análises indicam que as poesias contemplaram aspectos cognitivos, emocionais e responsivos frente aos assuntos abordados, ao passo que sugerem que o uso de poesias em práticas didáticas de ciências pode contribuir com o desenvolvimento da formação crítica dos estudantes.
Resumo em outra língua: This article presents theoretical and empirical contributions to discuss the use of poetry in science education. The theoretical contributions broach the discussions between: science, art and teaching; imagination and creation in literary and scientific activities; and the interfaces between aesthetics and cognition. The empirical contributions analyze poetry produced by students of the last year of middle school in science classes. The poems used concepts taught in the classroom to support the students’ position who presented different orientations to reality. This fact indicates the appropriation of cultural tools (concepts), since they are used in an autonomous context. The analyzes are based on the theoretical-methodological contributions proposed by Vygotsky, which allowed the production of three categories to analyze the poetry produced, namely: questioning of reality, questioning of human knowledge and responsive positioning. The analyzes indicate that the poems have contemplated cognitive, emotional and responsive aspects in relation to the subjects addressed, while they suggest that the use of poetry in science education can contribute to the development of the critical formation of the students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14669
DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698215986
ISSN: 1982-6621
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CiênciaPoesiaFilosofia.pdf425,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.