Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14590
Título: Do lembrar e do esquecer a partir de Nietzsche.
Autor(es): Rangel, Marcelo de Mello
Palavras-chave: Pensamento histórico
Esquecimento
Data do documento: 2020
Referência: RANGEL, M. de M. Do lembrar e do esquecer a partir de Nietzsche. Revista Pontes, Paranavaí, v. 7, p. 20-30, 2020. Disponível em: <http://revistapontes.com.br/2020/04/11/do-lembrar-e-do-esquecer-a-partir-de-nietzsche/>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Tematizamos os problemas do esquecimento, da lembrança e do pensamento histórico a partir de Nietzsche. Nosso primeiro objetivo é descrever uma espécie de “esquecimento” que seria “adequado” à vida. Segundo o filósofo alemão, esse esquecimento se daria a partir de uma atividade cuidadosa em relação ao que desponta no interior de determinada relação (do presente, Gegenwart). De modo que o homem se encontraria ocupado com os desafios e possibilidades próprios ao contexto no qual se mobilizaria, tornando-se, assim, capaz de (re)construir orientações adequadas (Gegenständlichkeit) à sua realidade (Wirklichkeit). Nosso objetivo, então, é o de tematizar o pensamento histórico como sendo um questionamento que surge a partir da necessidade de recondução de sentidos e significados próprios a situações mais específicas (singulares) que também constituem o que podemos chamar, de alguma forma, de presente.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14590
ISSN: 1808-6462
Licença: Os direitos autorais dos trabalhos publicados pelo periódico Revista Pontes pertencem exclusivamente aos autores. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais). Fonte: Revista Pontes <http://revistapontes.com.br/normas/>. Acesso em: 08 jun. 2021
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LembrarEsquecerNietzsche.pdf146,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.