Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14577
Título: Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.
Autor(es): Macedo, Shirley da Silva
Miranda, Rafaela Silva
Palavras-chave: Descristalização
Contextualização
Jogo matemático
Data do documento: 2020
Referência: MACEDO, S. da. S.; MIRANDA, R. S. Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria: twister reciclável. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, artigo e7169119704, out./dez. 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9704>. Acesso em: 12 set. 2021.
Resumo: Diante do acréscimo alarmante de reprovações, que, ao longo dos anos foi sendo registrado devido a maneira pela qual o conhecimento ensino matemático foi sendo transmitido aos alunos, novas alternativas de metodologias têm sido inseridas no contexto escolar, dentre elas, a inclusão de atividades lúdicas. Este artigo objetiva identificar conhecimentos adquiridos através de um jogo matemático geométrico confeccionado com materiais recicláveis construído vinculando Matemática à Educação Física conectando conscientização com as questões ambientais. Após uma análise teórica sobre a visão do ensino de Matemática por diferentes pesquisadores, relatamos as ações metodológicas e as percepções após a aplicação do jogo. Os resultados indicam que a inclusão do twister reciclável mobilizou os alunos de um oitavo ano do Ensino Fundamental a terem conhecimentos matemáticos através do lúdico, vinculando o raciocínio lógico ao equilíbrio corporal. O reconhecimento das figuras geométricas da maneira que foi proposta pela atividade desenvolvida, trouxe aos alunos a idéia de uma Matemática que é acessível a todos, de forma igualitária. O jogo proposto uniu Matemática com percepções à sustentabilidade.
Resumo em outra língua: Facing an alarming increase in failures, which, over the years, has been recorded due to the way in which mathematical knowledge has been transmitted to students, new methodological alternatives have been inserted in the school context, among them, the inclusion of ludic activities. This it article aims to identify the acquired knowledge through of a geometric mathematical game made with recyclable materials built linking Mathematics to Physical Education connecting awareness with environmental issues. After a theoretical analysis on the view of teaching Mathematics by different researchers, we report the methodological actions and perceptions after the application of the game. The results indicate that the inclusion of recyclable twister mobilized students of an eighth year of elementary school to have mathematical knowledge through playfulness, linking logical reasoning to body balance. The recognition of geometric figures in the way that was proposed by the activity developed, brought to the students the idea of a Mathematics that is accessible to all, in an equal way.The proposed game combined Mathematics with perceptions to sustainability.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14577
DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9704
ISSN: 2525-3409
Licença: Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DECEA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AgenteFomentadorAlternativo.pdf278,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.