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Título: Analisando ementas curriculares usando redes complexas.
Autor(es): Pinto, Suzane F.
Ferreira, Ronan Silva
Palavras-chave: Grade curricular
Ensino
Sistemas complexos
Data do documento: 2020
Referência: PINTO, S. F.; FERREIRA, R. S. Analisando ementas curriculares usando redes complexas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, artigo e20200101, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/hZGmyJjDL9ssCGFG4mBrCpm/?lang=pt>. Acesso em: 12 set. 2021.
Resumo: Analisamos as grades curriculares do ciclo básico das engenharias em nosso instituto usando ferramentas da física estatística de redes complexas. Naturalmente, uma grade curricular estrutura-se em forma de rede (ordenamento temporal e pré-requisitos). Nessa abordagem, cada tópico dentro de uma ementa é associado a um nó que, por sua vez, são conectados por links que representam a dependência de um certo tema para a compreensão de um outro, em uma disciplina diferente. Como uma grade curricular é uma estrutura tempo-dependente, evoluindo semestre após semestre, propomos um modelo simples para assinalar ligações entre pares de nós levando em conta apenas dois ingredientes do processo de ensino-aprendizagem: a recursividade e o acúmulo de conhecimentos. Como já conhecemos nossas grades curriculares, nosso primeiro objetivo é verificar se o modelo proposto é capaz de capturar as particularidades de cada uma delas e identificar as implicações que diferentes sequenciamentos do setor de física possam ter no aprendizado dos estudantes. Nosso modelo pode ser usado como uma ferramenta sistemática auxiliando na construção de uma grade curricular interdisciplinar, articulando entre os saberes das disciplinas iniciais da graduação em ciências exatas.
Resumo em outra língua: We analyze the curriculum of the early common-years of engineering in our institute using tools of statistical physics of complex networks. Naturally, a course programme is structured in a networked form (temporal dependency and prerequisites). In this approach, each topic within each programme is associated with a node, which in turn is joined by links representing the dependence of a topic for the understanding of another in a different discipline. As a course programme is a time-dependent structure, we propose a simple model to assign links between nodes, taking into account only two ingredients of the teaching-learning process: recursiveness and accumulation of knowledge. Since we already know the programmes, our objective is to verify if the proposed model is able to capture their particularities and to identify implications of different sequencing on the student learning in the early years of engineering degrees. Our model can be used as a systematic tool assisting the construction of a more interdisciplinary curriculum, articulating between disciplines of the undergraduate early-years in exact sciences.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14575
DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0101
ISSN: 1806-9126
Licença: Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Fonte: o PDF do artigo.
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