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dc.contributor.authorTinti, Douglas da Silva-
dc.contributor.authorSilva, José Fernandes da-
dc.date.accessioned2022-02-24T18:09:14Z-
dc.date.available2022-02-24T18:09:14Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationTINTI, D. da S.; SILVA, J. F. da. Estudo das repercussões do programa residência pedagógica na formação de professores de matemática. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 151-172, set./dez. 2020. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/404>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2176-4360-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14559-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo analisar as repercussões do Programa Residência Pedagógica - PRP na formação de professores de Matemática. Para tanto, realizou-se uma metassíntese qualitativa a partir de 14 estudos apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Com vistas a aprofundar a análise das repercussões, os estudos foram agrupados em cinco categorias, a saber: práticas inovadoras; reflexões sobre o PRP; contribuições para a formação inicial do professor de Matemática; aproximação com a escola da Educação Básica e formação e integração dos envolvidos no PRP. Os resultados permitiram compreender que as repercussões identificadas decorrem das características do PRP, enquanto Política Pública de formação. Desse modo, as repercussões apresentadas são oriundas da centralidade do Programa (formação de professores), que foi dinamizada em regime de parceria entre universidade e escola, mobilizando processos de inserção, imersão e de regência no contexto escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.titleEstudo das repercussões do programa residência pedagógica na formação de professores de matemática.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenThe aim of this article is to analyze the repercussions of the Pedagogical Residency Program - PRP in the formation of Mathematics teachers. To this end, a qualitative metasynthesis was carried out based on 14 studies presented at the XIII National Meeting on Mathematical Education. In order to deepen the analysis of the repercussions, the studies were grouped into five categories, namely: innovative practices; reflections on the PRP; contributions to the initial training of the mathematics teacher; approach to the Basic Education school and training and integration of those involved in the PRP. The results made it possible to understand that the repercussions identified result from the characteristics of the PRP, as a Public Policy of teacher formation. Hence, the repercussions presented arise from the centrality of the Program (teacher formation), which was enabled by way of a partnership regime between university and school, mobilizing processes of insertion, immersion and conducting in the school context.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.404pt_BR
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