Mapeamento de pesquisas desenvolvidas em mestrados e doutorados acadêmicos sobre o ensino de matemática por meio de metodologias ativas.

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Data
2020
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Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar o mapeamento de pesquisas desenvolvidas em Mestrados e Doutorados acadêmicos, que investigaram o uso de Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Tal mapeamento considerou pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, usando o descritor “Metodologias Ativas”, e o filtro Mestrado Acadêmico e Doutorado. Tendo em conta estes critérios foram identificadas 276 pesquisas, das quais todas essas abordavam Metodologias Ativas. Ao serem segmentadas por área, verificou-se que apenas sete dessas (2,54%) refletiram sobre a utilização destas metodologias nas aulas de Matemática. Para a análise desses estudos, foi realizada uma categorização, de acordo com a Metodologia Ativa considerada no contexto dos estudos analisados. Os dados analisados indicam a utilização das seguintes estratégias no rol das Metodologias Ativas: Sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseadas em Projetos, Gamificação, Laboratório de Aprendizagem, Resolução de Problemas, Sequência Fedathi, Peer Instruction, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Aprendizagem Baseada em Equipe. Além disso, os dados possibilitam identificar tendências, contextos e práticas envolvendo Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Contudo, tais contextos ajudaram a evidenciar práticas voltadas tanto para os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática quanto para a formação de professores.
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SOUZA, G. O. de; TINTI, D. da S. Mapeamento de pesquisas desenvolvidas em mestrados e doutorados acadêmicos sobre o ensino de matemática por meio de metodologias ativas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 21, n. 4, p. 437-443, 2020. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/8412>. Acesso em: 25 ago. 2021.