Simulação dinâmica e controle de nível da interface e concentração de sólidos na descarga de espessadores sujeitos à adição de floculante.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Na literatura, geralmente, modelam-se os espessadores sem levar em conta a adição de floculante. Neste trabalho, obtém-se um modelo para espessadores cilindro-cônicos convencionais no qual a adição de floculante é considerada com o intuito de realizar o controle do nível da interface de sedimentos. Apresenta-se um procedimento numérico para a simulação do modelo em ambiente matemático. A validação do modelo é realizada por meio da coleta de dados em um espessador em operação em planta de tratamento de minérios da Vale S.A.. Finalmente, são implementadas duas técnicas de controle para o nível da interface de sedimentos e a concentração de sólidos no underflow: o conhecido PI e o Dynamic Matrix Control (DMC), um dos mais conhecidos entre os métodos da família MPC (Model Predictive Control). As simulações mostram que o modelo de espessador proposto, além de representar com fidelidade a altura da interface, apresenta desempenho similar aos modelos existentes. Com isso, viabiliza-se a aplicação de técnicas de controle ao processo, como o DMC, cujos resultados, no caso estudado, foram superiores ao PI.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Sedimentação e depósitos - sedimentação contínua, Métodos de simulação - simulação numérica, Controle por Matriz Dinâmica - DMC, Controle de processos, Espessadores
Citação
PEREIRA, Alisson Marden Fonseca. Simulação dinâmica e controle de nível da interface e concentração de sólidos na descarga de espessadores sujeitos à adição de floculante. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.