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dc.contributor.authorSharma, Toyanath-
dc.contributor.authorSharma, Trilochan-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.date.accessioned2022-02-15T16:59:12Z-
dc.date.available2022-02-15T16:59:12Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSHARMA, T.; SHARMA, T.; OREY, D. C. Developing mathematical skills and moral behavior through cultural artifacts: a study of math trail activities at Patan Durbar Square in Nepal. Revemop, Ouro Preto, v. 2, artigo e202013-27, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/2465>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-0245-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14501-
dc.description.abstractNepalese education is often inclined towards rote memorization and teacher centered instruction and learning processes. In this regard, how can instruction be actively made more effective as a key idea as researchers take this into account when conducting research in this area. This study forms an ethnographic case study of one of the schools that is transforming itself from a traditional book-based teaching and learning approach to a curriculum specific child friendly learning process. As researchers and teacher trainers we have been involved in teacher training programs for numbers of schools in Nepal. What we have observed during the four years of involvement is that the training solely do not make changes in the school system. This program is helping teachers in making instructional activities that allows them to galvanize their work for increased student involvement. This research also indicates how moral behavior can be developed through math trail activities where students do field work in groups for different objectives. Children develop their understanding through day to day activities where the perspective of different contexts, culture and ethnic groups play a vital role. At this point, we started working on excursion-based instruction. The change in instruction forces them to design activities and projects that demand children to work in outside school context with curricular objectives. It ensured opportunities for participating in handson activities and experiential learning. Finally, this research supports the assumption that mathematical knowledge, skill and moral behavior can be developed through different cultural project-based instructional activities and cultural artifacts and practices are key to ensure effectiveness of learning.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectMachchhindranath chariotpt_BR
dc.subjectSchool mathematicspt_BR
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectTrilhas de matemáticapt_BR
dc.titleDeveloping mathematical skills and moral behavior through cultural artifacts : a study of math trail activities at Patan Durbar Square in Nepal.pt_BR
dc.title.alternativeDesenvolvendo habilidades matemáticas e comportamento moral por meio de artefatos culturais : um estudo de atividades matemáticas experimentais na Praça Patan Durbar no Nepal.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseThis work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenA educação nepalesa é frequentemente direcionada para a memorização mecânica e para os processos de ensino e aprendizagem centrados no professor. Nesse sentido, a instrução pode se tornar ativamente mais eficaz como uma ideia-chave quando os pesquisadores consideram esses processos ao realizarem pesquisas nessa área. Essa pesquisa é um estudo de caso etnográfico realizado em uma das escolas que está se transformando de uma abordagem tradicional de ensino e aprendizagem baseada em livros para um processo de aprendizagem baseado em um currículo específico favorável para as crianças. Como pesquisadores e formadores de professores, participamos de programas de treinamento de professores para várias escolas no Nepal. O que observamos durante os quatro anos de envolvimento é que apenas o treinamento não propicia mudanças no sistema escolar. Assim, esse programa está auxiliando os professores na elaboração de atividades instrucionais que lhes permitam galvanizar o seu trabalho para aumentar o envolvimento dos alunos. Essa pesquisa também indica como o comportamento moral pode ser desenvolvido por meio de atividades matemáticas nas quais os alunos realizam trabalhos de campo, em grupos, para promoverem diferentes objetivos. As crianças desenvolvem a sua compreensão por meio de atividades cotidianas, nas quais a perspectiva de diferentes contextos, culturas e grupos étnicos desempenha um papel vital. Nesse ponto, começamos a trabalhar com a instrução baseada em excursões. A mudança na instrução conduz os professores a elaborarem atividades e projetos que exijam que as crianças trabalhem fora do contexto escolar com objetivos curriculares. Esse projeto assegurou oportunidades de participação em atividades práticas e aprendizado experimental. Finalmente, essa pesquisa apoia a suposição de que o conhecimento matemático, a habilidade e o comportamento moral podem ser desenvolvidos por meio de atividades instrucionais diferenciadas baseadas em projetos, artefatos e práticas culturais, que são essenciais para garantir a eficácia do aprendizado dos alunos.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.33532/revemop.e202013pt_BR
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