Turismo nas cidades históricas de Minas Gerais : uma análise para a variável emprego e renda por meio do método diferencial-estrutural.

Resumo
Discutir caminhos que possibilitem e/ou potencializem o desenvolvimento local tem sido um desafio para as economias em desenvolvimento. O presente trabalho, fazendo uso do método diferencial-estrutural (shift-share), para as variáveis emprego e renda, teve por objetivo analisar a estrutura produtiva das cidades de turismo histórico de Minas Gerais. Para tal, foram utilizados dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nos anos de 2006 e 2016. Os resultados mostraram que a taxa de crescimento do emprego nas cidades de turismo histórico está acima da média estadual e que o efeito diferencial positivo captou a vantagem locacional das cidades em relação ao turismo. No entanto, os municípios não estão se especializando em setores que favoreçam o estado de Minas Gerais, o que coloca o turismo como uma atividade ainda marginal dentro da estrutura produtiva do Estado.
Descrição
Palavras-chave
Citação
VIANA, F. D. F. et al. Turismo nas cidades históricas de minas gerais: uma análise para a variável emprego e renda por meio do método diferencial-estrutural. Gestão & Regionalidade, v. 36, p. 148-173, 2020. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/5721>. Acesso em: 12 set. 2021.