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Título: Uma análise da representação dos negros nas telenovelas : o horário nobre da Rede Globo a partir dos anos 2000.
Autor(es): Silva, Samara Araújo da
Orientador(es): Mariano, Agnes Francine de Carvalho
Palavras-chave: Memória coletiva
Negros - identidade racial
Representação para televisão
Telenovelas - Brasil - história e crítica
Data do documento: 2020
Membros da banca: Mariano, Agnes Francine de Carvalho
Muniz, Kassandra da Silva
Viana, Pablo Moreno Fernandes
Referência: SILVA, Samara Araújo da. Uma análise da representação dos negros nas telenovelas: o horário nobre da Rede Globo a partir dos anos 2000. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Este trabalho investiga como os negros foram representados nas telenovelas do horário nobre da Rede Globo, a partir dos anos 2000. O objetivo do estudo foi identificar características de representações audiovisuais que podem atuar no imaginário social coletivo, nas construções e reformulações das memórias e identidades. Trabalhamos ao longo dos capítulos com conceitos-chave, como memória, identidade, representação e telenovela. Para chegar em nosso corpus, coletamos informações sobre as telenovelas exibidas nos últimos 20 anos da emissora. O material coletado reúne dados sobre a média de audiência, número total de personagens e percentual de negros por trama. Após a sistematização, identificamos uma presença total de 8% de negros no horário nobre da emissora e, mais recentemente, uma maior incidência de personagens negros em posição de destaque em relação aos anos anteriores. Assumimos a perspectiva de visualizar quais eram os negros presentes nos núcleos centrais das tramas e que, consequentemente, possuíam mais tempo de tela e presença na vida dos telespectadores. Após esse movimento, dois personagens nos chamaram a atenção, Helena, de Viver a Vida (2009), e Romildo Rosa, de A Favorita (2008). O critério de escolha foi a relevância na narrativa e o alto poder aquisitivo unido ao prestígio, condições atípicas em outros papéis destinados a pessoas negras. O aspecto central analisado foi a representação e a reverberação social. Após análise de cenas e outros elementos de impacto social, a análise - inspirada na Teoria da Representação - nos mostrou que ambos os personagens envolvem avanços e também retrocessos. O que demonstra que a posição de destaque e prestígio não necessariamente garante uma construção narrativa fora dos padrões depreciativos e estereotipados comuns a personagens negros.
Resumo em outra língua: This work investigates how blacks were represented in Rede Globo's prime time soap operas from the 2000s onwards. The objective was to identify characteristics of audiovisual representations that can act in the collective social imagination and in the construction and reformulation of memories and identities. We worked throughout the chapters with key concepts in our study, such as memory, identity, representation and soap operas. To reach our corpus, we collected information about the soap operas shown in the last 20 years of the broadcaster. The collected material gathers data on the average audience, total number of characters and percentage of blacks per plot. After systematization, we identified a total presence of 8% of blacks in prime time at the station and a greater incidence of black characters in a prominent position in relation to previous years. We assumed the perspective of visualizing who were the blacks present in the central cores of the plots and who, consequently, had more screen time and presence in the viewers' lives. After this movement, two characters caught our attention, Helena, from Viver a Vida (2009), and Romildo Rosa, from A Favorita (2008). The criterion of choice was the relevance in the narrative and the high purchasing power combined with the prestige, atypical conditions in other roles aimed at black people. The central aspect analyzed was the representation and social reverberation of both characters. After analyzing scenes and other elements of social impact, the analysis - inspired by the theory of representation - showed us that both characters involve advances and also setbacks. This demonstrates that the prominent and prestigious position does not necessarily guarantee a narrative construction outside the derogatory and stereotyped standards common to black characters.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14473
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