Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14472
Título: Nostalgia e história : Joaquim Nabuco e a reconfiguração do Romantismo no final do século XIX.
Autor(es): Silva, Rodrigo Machado da
Orientador(es): Abreu, Marcelo Santos de
Palavras-chave: Joaquim Nabuco
História & historiografia
Romantismo
Nostalgia
Data do documento: 2020
Membros da banca: Abreu, Marcelo Santos de
Mollo, Helena Miranda
Araújo, Valdei Lopes de
Sousa, Francisco Gouvea de
Nicodemo, Thiago Lima
Referência: SILVA, Rodrigo Machado da. Nostalgia e história: Joaquim Nabuco e a reconfiguração do Romantismo no final do século XIX. 2020. 161 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: A presente tese de doutorado como principal objetivo a investigação das possibilidades de reconfigurações da estética românticas nos ambientes políticos e sociais no Brasil na passagem do regime imperial para o republicano como resposta políticohistoriográfica para as transformações temporais daquele período. As múltiplas formas de ler e narrar o tempo, no último quartel do oitocentos, apontavam para o cenário de desordem, e a sua reorganização era matéria de disputa entre os intelectuais do período. A História apresentava-se como um dos instrumentos para a resolução de tal questão. O historiador via-se como um tradutor da temporalidade nacional, e a sua relação afetiva e subjetiva com o passado tonificava a missão de se narrar e reorganizar a História do Brasil. Dessa maneira, nossa pesquisa foca no estudo da obra Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910), e a partir de seus escritos compreender as formas que o repertório romântico fora mobilizado por uma camada da intelectualidade brasileira para o reestabelecimento da ordem política e temporal no momento imediato à proclamação da República.
Resumo em outra língua: This doctoral dissertation as a main goal the investigation of the possibilities of the rearrangement of romantic aesthetics in political and socials enviroments in Brazil in the transition of imperial to republican period as a political-historiographic response to the temporal transformations of that period. The multiple forms of read and narrate time in the last quarter of the Nineteen Century, pointed to a disordered scenario and it reorganization was a matter of contest between the intelectuals of the period. The History presente itself as one of the the instruments to solution of this question. The historician see itself as a national temporality translator, and you affective and subjective relation with the past toned the mission of narrate and reorganizate the History of Brazil. In this way, our research focus in the study of Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910) work, and from his writings to comprehend the ways that the romantic repertoaire had been mobilized by a thin layer of the brazilian intelectuality to recovery of political and temporal order in the immediate moment of the Republic proclamation.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14472
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/02/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Doutorado (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_NostalgiaHistóriaJoaquim.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons